Sete caminhos rumo a Pedro

As iniciativas da Opera Romana Pellegrinaggi por ocasião do Ano da Fé

Roma, segunda-feira, 22 de outubro de 2012 (ZENIT) – Opera Romana Pellegrinaggi, ente do Vicariato de Roma, colabora com o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização e com os entes eclesiais compententes para que os fiéis de todo o mundo possam viver o Ano da Fé segundo as indicações do Santo Padre.

Entre as recomendações do Papa estão a confissão frequente e fervorosa e a prática da peregrinação. Opera Romana Pellegrinaggi, no âmbito da sua missão de acolhida dos peregrinos que chegam a Roma, atividade já explicada nos últimos Anos Santos, oferece o seu serviço à Igreja Universal na acolhida em Roma dos peregrinos que vão à Sede de Pedro, nas propostas de peregrinações e percursos catequéticos em Roma e na Itália e nos Eventos, ou seja nos encontros, também com caráter internacional, previstos em Roma com o Santo Padre, nos simpósios, congressos e manifestações artísticas – culturais ligadas ao ano da Fé.

Para confessar a fé em plenitude, celebrar a fé na liturgia, dar testemunho da vida cristã, em Roma, sede da Cátedra de Pedro e guardião da Tradição Apostólica, onde os Santos Pedro e Paulo testemunharam a fé, foi desenvolvido um caminho experiencial com 4 etapas.

Sete caminhos, em quatro etapas, levarão os fiéis, de acordo com o convite do Papa, a redescobrir os conteúdos da fé orada e meditada, celebrada, vivida e professada. Entre as iniciativas que Opera Romana Pellegrinaggi terá para o Ano da Fé, os peregrinos poderão compartilhar pensamentos e emoções sobre “Faith Scrol”, o lugar onde poderão escrever sobre o tema “que coisa é a fé para vós”, projetado pela arquiteta Isabella Mancini. Esta iniciativa permitirá acolher num único lugar, do lado da Praça de São Pedro, os pensamentos dos que vieram em peregrinação a Roma durante o Ano da Fé. O resultado será uma espécie de “collage” multicultural que será compartilhado com o resto do mundo por meio da Web.

Opera Romana Pellegrinaggi durante o Ano da Fé publicará o JOSP Magazine, uma revista dos itinerários do Espírito (Journeys Of the Spirit) que será distribuída gratuitamente. A Itália tem uma liderança natural em âmbito cultural e religioso que lhe foi conferida pela sua história. Cada região, cada cidade, cada bairro da península tem um bem artístico ou cultural a ser visitado e na quase totalidade dos casos, trata-se de um sujeito ligado à religião. O Cristianismo é realmente o que une a Itália. Em colaboração com as igrejas e as instituições locais nasce esta publicação que contém informações úteis e vários itinerários regionais ligados a temas de caráter religioso, cultural, artístico, paisagístico, com a intenção de concentrar-se na relação entre o território e a população que vive lá.

Finalmente, na capital, serão criados Pontos de Informação e Hospitalidade. Em colaboração com a Prefeitura de Roma Capital e com as Instituições de Gestãos dos portos, aeroportos e estações de trem, Opera Romana Pellegrinaggi garantirá além do mais uma série de Pontos de Hospitalidade para o Peregrino, estrategicamente distribuídos por sobre  todo o território para oferecer um primeiro e imediato serviço de acolhida e informação.

Para informações: www.operaromanapellegrinaggi.org

Fonte: http://www.zenit.org/article-31597?l=portuguese

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.