Sentido do bem comum e responsabilidade no mundo político: apelo do Papa aos jovens, em Sansepolcro

(13 de maio de 2012) – “Hoje em dia há uma especial necessidade de que o serviço da Igreja ao mundo se exprima com leigos esclarecidos, capazes de atuar dentro da cidade do homem, com a vontade de servir para além do interesse privado, para lá de visões de parte” – sublinhou o Papa no discurso dirigido aos habitantes de Sansepolcro.

“O bem comum conta mais do que o bem do indivíduo. Toca também aos cristãos contribuir para o nascimento de uma nova ética pública” – recordou Bento XVI, que evocou a figura do recentemente beatificado Giuseppe Toniolo. “À desconfiança para com o empenho na político e no campo social, os cristãos, especialmente os jovens, estão chamados a contrapor o empenho e o amor pela responsabilidade, animados pela caridade evangélica, que exige que uma pessoa não se feche em si mesma, mas tome a seu cargo os outros”.

Dirigindo-se diretamente aos jovens, Bento XVI convidou-os a darem uma ampla dimensão à sua vida: “Tende a coragem de ser ousados! Estai prontos a dar novo sabor a toda a sociedade Civil, com o sal da honestidade e do altruísmo desInteressado. É necessário reencontrar sólidas motivações para servir o bem dos cidadãos”.

Fonte: Rádio Vaticano
http://www.radiovaticana.org

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.