Seja organizado e previdente

Organizando-se“Não esperes até que tenhas sede para cavar teu poço”

(Provérbio árabe)

Sem tomar conselho, erra-se muito. Sem ser organizado se perde muito tempo e eficácia. Aquele que não arruma bem o seu armário não consegue organizar o seu espírito. O povo diz sabiamente que um homem prevenido vale por dois, porque é um homem organizado. Melhor prevenir do que remediar. Mas a organização só é possível quando somos pacientes e não somos preguiçosos. É a preguiça a mãe da bagunça.

Ninguém faz um edifício sem uma planta arquitetônica, uma planta elétrica, uma planta hidráulica e outra estrutural. Se fizer, está correndo sério risco de ter que refazer muita coisa, a um custo muito maior. Sabemos que Deus projetou cada um de nós detalhadamente em cada uma de nossas células.

Muita gente se atrapalha porque, por preguiça, sempre prorroga as coisas a fazer hoje para amanhã. Quem adia as soluções dos problemas não os quer resolver de fato.

Amanhã é o dia em que os preguiçosos trabalham, os perversos reformam suas vidas e os pecadores se arrependem.

Leia mais: Não deixe para depois

Um problema enfrentado logo, e bem definido, é um problema meio resolvido. As tarefas adiadas com alegria muitas vezes têm que ser feitas depois com lágrimas. Que nos digam aqueles que puderam estudar na juventude, mas não o fizeram, e depois tiveram de estudar já casados!…

Diz um provérbio árabe que “tudo o que acontece uma vez pode nunca mais acontecer, mas tudo o que acontece duas vezes, acontecerá certamente uma terceira vez”. Então é preciso estar prevenido e saber se precaver das coisas que já fizemos errado uma vez. Os fatos não deixam de existir por serem ignorados. Não feche os olhos para os fatos; o pior cego é o que não quer ver.

A desordem é sinal da ausência de autoridade e disciplina. É preciso ordem; onde muitos mandam, pouco se realiza. A chefia é imprescindível; não há uma instituição humana que possa ter bom desempenho se não tiver um chefe: a nação, a família, a empresa, a cidade… O provérbio diz que “dois capitães afundam o navio”.

Ser organizado e eficiente não quer dizer tomas decisões precipitadas; elas são imaturas. Um provérbio árabe diz que “ninguém experimenta a profundidade de um rio com os dois pés”. Isto pode acontecer pela precipitação.

Para sermos organizados e previdentes, precisamos aprender muito com a vida; pouco se aprende com uma vitória, mas muito se aprende com uma derrota. Você já notou que é nas pedras pequenas que a gente tropeça? As grandes a gente enxerga. Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e de fazê-lo bem feito.

As empresas hoje buscam qualidade; isto é, vender o melhor produto do mercado pelo menor preço. Esta é imbatível. E isto exige muita organização, métodos, procedimentos corretos, etc.

paraserfelizOs manuais de qualidade de qualquer empresa hoje ensinam que ser otimista é qualidade, ser educado é qualidade, ser  organizado é qualidade, ser prevenido é qualidade, ser atencioso é qualidade, ser fiel é qualidade, ser cumpridor da palavra é qualidade, respeitar a sua saúde é qualidade, ter paciência é qualidade, dizer sempre a verdade é qualidade, amar a família e os amigos é qualidade.  Perceba uma coisa, a qualidade está mais nas pessoas que no produto; este é apenas uma consequência.

Um belo conselho que Jesus deixou é que devemos “viver um dia de cada vez”. Todas as operações de cada dia se repetem: comer; beber, dormir; etc., porque Deus fez a nossa natureza assim. Se você não respeitá-la, não terá saúde e paz. Você pode carregar o peso do seu dia de hoje, porque tem forças para isso, mas não pode somar a isto o peso de ontem e o de amanhã. Jesus ensinou isto bem claro: “Não vos preocupeis pois com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas próprias preocupações. A cada dia basta o seu cuidado.” (Mt 6,34).

Qualquer que seja o medo que você possa ter do futuro: desemprego, cuidados dos filhos, doença…, deixe tudo nas mãos de Deus, e apenas faça a sua parte hoje. Lembre-se, Deus não toma à força o peso das suas preocupações, Ele caminha a seu lado, discreto e paciente, esperando que você o chame, lhe entregue as preocupações e tribulações do dia. Aquele trabalho difícil a fazer o inquieta, entregue-o a Deus, você verá que será mais fácil. Se é uma perda irreparável… entregue-lhe o que foi perdido.

Só assim será possível a paz. Aprenda a entregar tudo a Deus. É um aprendizado lento, longo e que requer perseverança, mas valioso. A cada dia aceite morrer para as preocupações, angústias, medos e provações. Repita mil vezes com o salmista:

“Nas tuas mãos, Senhor, está o meu destino” (Sl 30,16).

“Ó Altíssimo, quando o terror me assalta, é em Vós que eu ponho a minha confiança”(Sl 53,4).

“Abrigo-me à sombra de vossas asas, até que a tormenta passe” (Sl 56,2).

O sucesso muitas vezes depende do que fazemos enquanto os outros descansam. Muitas vezes ele é construído à noite. Durante o dia você faz o que todos fazem. Mas, para conseguir um resultado diferente da maioria, então você precisa fazer mais do que a maioria.

Se você quiser atingir uma meta especial, então, talvez você terá de estudar no horário em que  os outros estão se divertindo. Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão. Terá de trabalhar, enquanto os outros tomam sol à beira da piscina. Terá de estudar enquanto os outros dormem. A realização de um sonho depende da dedicação. Há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica.

Quem não sabe aonde quer chegar, não chegará a lugar nenhum; por isso, planeje a sua vida. Você sabe o que quer para os próximos 5 anos? Prepare sua vida, não a deixe passar. Não “empurre com a barriga”.

Prof. Felipe Aquino

(Trecho retirado do livro “Para ser Feliz”- Editora Cléofas)

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.