Se aproxima a canonização dos dois Papas

papastopicRoma se prepara para receber milhares de pessoas em ocasião da canonização de João Paulo II e João XXIII, que acontecerá no próximo domingo 27 de abril, Festa da Divina Misericórdia.

O acesso à Praça de São Pedro para a ocasião será livre. A única área reservada será a dos cardeais e bispos (cerca de mil), autoridades e corpo diplomático, e do coro que cuidará da animação litúrgica.

Os fiéis ocuparão todo o resto da Praça São Pedro, a Piazza Pio XII e a Via della Conciliazione. Se todos esses três pontos estiverem cheios, é possível chegar a cerca de 300 mil pessoas, não mais do que isso.

Para a preparação da Missa está previsto recitar o terço da misericórdia e ler textos dos dois Papas sobre a Misericórdia. As fotos que ficarão na frente da Basílica no momento em que serão proclamados santos serão as mesmas da beatificação. Está prevista a presença das duas pessoas que alcançaram milagres por intercessão de João Paulo II, a freira francesa Ir Marie Simon-Pierre Normand e a costarriquenha Floribher Mora.

Para a distribuição da Eucaristia na Praça de São Pedro estão previstos 700 sacerdotes, e um grande número de diáconos permanentes na Via della Conciliazione. A Basílica de São Pedro será aberta na parte da tarde, permitindo que os fiéis venerem os túmulos dos dois novos santos. Está programada uma missa em ação de graças segunda-feira, 28, na Praça de São Pedro, presidida pelo Cardeal Angelo Comastri.

A celebração da canonização será transmitida por telões distribuídos em vários pontos de Roma. Ruas como a Via dei Fori Imperiali, que liga o Altar da Pátria ao Coliseu, já se encontram fechadas para a ocasião.

A partir de sexta-feira, 25, os telões estarão disponíveis da seguinte forma:

2 na Piazza Pio XII
4 na Via della Conciliazione, que chega da acesso ao Vaticano
1 no Largo Giovanni XXIII
4 na região de pedestres e no jardim do Castelo Sant’Angelo
1 na Piazza Navona (para peregrinos de língua polaca)
1 na Piazza Esquilino, próximo a Santa Maria Maior
1 na Piazza Farnese (para os peregrinos de língua francesa)

Fonte: http://www.aleteia.org/pt/religiao/artigo/se-aproxima-a-canonizacao-dos-dois-papas-5275037862985728

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.