“São Tomé foi além, meu Senhor e meu Deus”, disse Papa Francisco na Missa em Santa Marta

viewpapaDevido a modificações feitas na agenda do Santo Padre, neste mês de julho, ele não fará sua habitual catequese às quarta-feiras. Elas estarão suspensas durante esse período. Por este motivo, publicamos aqui a mensagem do Papa Francisco na homilia da missa celebrada na Capela Santa Marta nesta quarta-feira.

Segundo o site Gaudium Press (03/07/13) a celebração eucarística contou com a presença de sacerdotes e funcionários do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso.

Nesta ocasião o Papa Francisco ressaltou que “para encontrar o Deus vivo é necessário beijar, com ternura, as chagas de Jesus em nossos irmãos famintos, pobres, enfermos e prisioneiros” ao referir-se à Liturgia da festa de São Tomé.

“Ele era um cabeça dura. Mas, o Senhor escolheu precisamente um cabeça dura para fazer entender uma coisa tão nobre. Tomé viu o Senhor e foi convidado a colocar o dedo nas chagas do Senhor ressuscitado. Mas, foi mais além e disse ‘meu Senhor e meu Deus’. Assim, ele foi o primeiro dos discípulos a confessar a divindade de Jesus, depois da sua ressurreição. E o adorou!”.

“Jesus, porém, nos diz que o caminho para encontrá-lo é através das suas chagas, ou seja, das obras de misericórdia para com quem tem fome, sede, nu, humilde, escravo, prisioneiro, hospitalizado”, concluiu o Papa.

Fonte:http://www.gaudiumpress.org/content/48298-Missa-em-Santa-Marta—ldquo-Sao-Tome-foi-alem–meu-Senhor-e-meu-Deus-rdquo-#ixzz2Y5QCTvoB

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.