Santuário de Santa Rita de Cássia será criado oficialmente na Arquidiocese de Maringá

Maringá (Sexta-Feira, 09-09-2011, Gaudium Press) A partir do dia 18 de setembro, a Arquidiocese de Maringá, no Paraná, contará com mais um santuário mariano, o Santuário Santa Rita de Cássia. Na ocasião, será realizada uma cerimônia oficial de criação do novo templo, com missa presidida pelo arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, e com a participação de vários sacerdotes e diáconos da região.

De acordo com o pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia e futuro reitor do Santuário, Padre Rogério Diesel, desde a criação da paróquia, em 2001, o conhecimento e a devoção à Santa Rita de Cássia foi crescendo cada dia mais. Há pelo menos uma década o local vem recebendo católicos de Maringá e de vários municípios da região, para rezar e pagar promessas à Santa, que é conhecida como a protetora das causas impossíveis.

A motivação para a criação de um novo santuário, explica padre Rogério, é favorecer o crescimento espiritual das pessoas, tendo um local e dinâmica que favoreça isso. Ele ainda enfatiza que a criação do santuário segundo as normas canônicas privilegia as pessoas que dele façam peregrinação para pagar suas promessas, fazer seus pedidos, buscar o sacramento da confissão e alcançar ainda indulgências plenárias.

“O Santuário será um lugar de encontro pessoal e comunitário com o Deus da vida. Porque neste lugar tão nobre, o peregrino vive a experiência de um mistério que o supera, não só da transcendência de Deus, mas também da Igreja, que transcende sua família e seu bairro. Nos santuários muitos devotos tomam decisões que marcam para sempre suas vidas”, destaca o sacerdote.

Padre Rogério ainda ressalta que neste local de oração, onde será possível contemplar um pouco a vida e a história de Santa Rita, desde o seu nascimento até a sua morte, cada devoto poderá também contemplar sua história pessoal, familiar, comunitária e social. “Feito isso, será possível vislumbrar que as bênçãos de Deus são abundantes, que a vida é um dom de Deus e os problemas que aparecem no dia a dia são resolvidos com o esforço pessoal e a graça divina”.

A cerimônia de criação do Santuário se dará no dia 18 de setembro, a partir das 10h, numa missa solene presidida por Dom Anuar Battisti e concelebrada pelo Superior Provincial dos Padres Cavanis, padre Paulo Sagrilo e demais sacerdotes e diáconos da região. Durante a missa será lido o decreto de criação do santuário, que é o documento que diz o nome do Santuário, bem como de seu funcionamento.

O Santuário Santa Rita de Cássia é o segundo de Maringá (o outro é o de Nossa Senhora de Fátima), e é aberto a visitação de segunda a sábado, das 8h às 17h30, e aos domingos, das 8hs às 20h30. Dentro do Santuário foi construída uma bela gruta para abrigar a imagem de Santa Rita. Tal gruta é revestida de pedra, tendo no seu interior um espelho d´água e em seus vitrais a história e o itinerário de vida da Santa.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.