Salesianos se preparam para a festa de Maria Auxiliadora

Roma, quinta-feira 17 de maio de 2012 (Gaudium Press) – Além de comemorar, desde 2009, o 150º aniversário da Congregação Salesiana com uma peregrinação mundial das relíquias de Dom Bosco, assim como o vindouro bicentenário de nascimento do santo italiano, que será celebrado em 2015, os salesianos se preparam, no mundo todo, para a festa da Maria Auxiliadora, invocação mariana que é o eixo central da espiritualidade da grande família fundada por São João Bosco.

A festividade mariana, que ocorrerá no próximo dia 24 de maio, terá este ano uma comemoração adicional: o aniversário de 150 anos da devoção salesiana à Maria Auxiliadora.

Exatamente em maio de 1862 e durante todo o ano, Dom Bosco lançou definitivamente o culto a Maria Auxiliadora e iniciou a projeção da Igreja em honra a ela em Turim,na Itália.

Justamente antes da festividade, o Padre Pierluigi Cameroni, Postulador Geral das Causas dos Santos da Família Salesiana e animador espiritual da Associação de Maria Auxiliadora (Adma), que é citado pela Agência Info Salesiana (ANS), faz uma mensção especial sobre a devoção que São João Bosco possui à invocação mariana de Maria “Auxílio dos Cristãos”.

“Um verdadeiro retorno a Dom Bosco não pode prescindir da devoção à Auxiliadora, tão especial em seu coração apostólico e ao coração de seus sucessores. É a herança carismática de Dom Bosco que devemos descobrir e promover sobretudo hoje, em um mundo fortemente secularizado, que objetiva criar uma humanidade sem Deus, e de um relativismo que sufoca os valores do Evangelho”, disse o sacerdote, que chama, ademais, toda a Família Salesiana para viver esta devoção especial.

A respeito da comemoração do 150º aniversário da devoção salesiana a Maria Auxiliadora, Padre Cameroni também convida a viver esta solenidade “pedindo para Maria reavivar em nós a paixão apostólica (…), fundada nas grandes colunas da espiritualidade e da pedagogia salesiana: a Eucaristia e Maria Santíssima”.

Sobre as grandes colunas da espiritualidade e da pedagogia salesiana, o sacerdote acrescenta: “Desde uma renovada devoção a Jesus Eucaristia e à Virgem Auxiliadora se constroem novas relações fraternas capazes de realizar discernimentos e ações educativas e vocacionais”.

Como preparação para a festa mariana, milhares de devotos salesianos ao redor do mundo realizam desde terça-feira, 15, e até o dia 23 de maio, a Novena a Maria Auxiliadora, promovida pelo mesmo São João Bosco, quando propagou esta devoção mariana.

A devoção de Dom Bosco à Mãe de Deus foi tal que construiu um templo em sua homenagem, a hoje Basílica de Maria Auxiliadora de Turim. (BD)

Com informações da ANS.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.