Sacerdote católico do Canadá que servia há 50 anos no Japão morre no tsunami

MONTREAL, 15 Mar. 11 / 12:20 pm (ACI) O sacerdote canadense André Lachapelle, membro da Foreign Mission Society (FMS-Sociedade de missões estrangeiras), que serviu no Japão durante 50 anos, encontra-se entre as vítimas mortais do tsunami que no dia 11 de março açoitou o país.

Conforme informa CTV News de Québec (Canadá), o Pe. Lachapelle tinha 76 anos e faleceu devido ao “intenso movimento” do terremoto que lhe produziu um ataque cardíaco.

O superior geral da FMS, Guy Charbonneau, disse sobre o falecido sacerdote que “estava indo da catedral de Sendai à sua paróquia que está a 20 minutos em Shiogama, porque queria estar com eles. Não morreu pela inundação mas por um ataque cardíaco devido ao intenso movimento do terremoto”.

Este sacerdote disse ademais que os outros 10 membros da FMS no Japão estão a salvo e “estão trabalhando com seus paroquianos”.

O Pe. Lachapelle se formou na década de 50 na FMS e em 1961 foi enviado ao Japão para desenvolver seu ministério pastoral neste país no qual atualmente os católicos constituem uma pequena minoria sendo menos de 1 por cento da população, menos de 1 milhão, de um total estimado de 120 milhões de pessoas.

O sacerdete serviu como missionário no Japão e durante os últimos 25 anos também se desempenhou como conselheiro em uma prisão local.

Um de seus amigos, o Pe. Florent Vincent, comentou que o falecido sacerdote foi ao Japão “para ajudar as pessoas a serem livres, a encontrarem a felicidade”.

“Acredito que está no céu e pode ver-nos. Pode nos ajudar de lá, inspirar-nos para fazer coisas boas pelas pessoas, ajudá-las”, acrescentou.

O Pe. Lachapelle tinha quatro irmãos e uma irmã. Seu funeral será celebrado na FMS esta sexta-feira no Canadá.

Conforme assinala o jornal The Gazette de Montreal (Canadá), o sacerdote é a única vítima canadense desta tragédia.

+Pe. André Lachapelle (foto Foreign Mission Society)

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.