Sacerdote apresenta ministério católico em espanhol fiel à doutrina da Igreja para homossexuais

REDAÇÃO CENTRAL, 06 Abr. 11 / 07:11 am (ACI) Em declarações à agência do grupo ACI em espanhol, a ACI Prensa, o Pe. Leopoldo Sánchez, quem até recentemente se desempenhou como assessor pastoral espiritual no Courage Latino, explicou o trabalho que realiza este ministério para acompanhar espiritualmente os homossexuais, em fidelidade aos ensinamentos da Igreja Católica.

O sacerdote assinalou que o objetivo deste apostolado “é favorecer, apoiar a santificação, que é realmente o chamado último que temos”. Esta santificação se sustenta na “prática vivencial do Evangelho”, precisou.

Courage Latino faz parte do Courage International, que é uma organização fundada nos Estados Unidos pelo Pe. John Harvey em 1980. Este tem como missão atender pastoralmente a pessoas homossexuais. Na América Latina serve desde ano 2002 e tem sedes no México e em Porto Rico.

O Pe. Sánchez disse à ACI Prensa que “este apostolado é nitidamente espiritual. A maneira como nós ajudamos as pessoas que se aproximam, que têm a situação de atração ao mesmo sexo, é criando comunidades de apoio onde através da dinâmica grupal há uma comunicação fraterna, um compartilhar comprometido de sua experiência, de sua vida”.

“Nestas comunidades de apoio também se vive e se tem uma forte experiência de oração. Além destas comunidades de apoio, que as chamamos capítulos, se oferece apoio com a assessoria espiritual”.

Adicionalmente se formam os grupos do Encourage, grupos de apoio com “os pais, familiares, amigos, aos quais também se acompanha neste processo de vivência de ter entre os membros de sua família uma pessoa com esta situação”.

“Outro auxílio que temos”, assinalou o Pe. Sánchez à ACI Prensa, “são as ciências humanas. Também se recorrem a algumas medidas, recursos psicológicos, com o fim de que as pessoas tenham ferramentas para ir crescendo em sua maturidade humana e em sua maturidade cristã, e possam ter uma vivência de sua atração a partir do Evangelho, como nos propõe a Igreja”.

Neste trabalho pastoral “a maioria da experiência que tenho foi sempre positiva, alentadora, uma experiência realmente de ressurreição”.

“O tempo que estive acompanhando mais permanentemente os jovens de maneira individual e como apostolado, a experiência que tive foi de uma vivencia de uma recuperação de uma auto-estima, de um re-avivamento em seu desejo de viver e de lutar apesar das circunstâncias e de todas as coisas adversas”.

O Pe. Sánchez manifesta que “este apostolado é uma expressão da Igreja. Às vezes se acusa fortemente a Igreja de ser homofóbica, rechaçar ou promover uma cultura de condenação e de rechaço às pessoas homossexuais, mas com este apostolado a Igreja está demonstrando que realmente o que quer é cumprir o desejo de Deus de que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. E dizer todos é todos”.

“Dentro da Igreja existe este setor de pessoas que têm esta situação de atração ao mesmo sexo, são filhos da igreja, são nossos irmãos, são filhos de Deus, templos vivos do Espírito, e eles, como todas as pessoas, independentemente de sua condição sexual requerem um apoio, uma autêntica ajuda da Igreja para que cheguem à felicidade plena, à sua realização humana e cristã”.

O Pe. Leopoldo Sánchez atualmente não brinda de forma oficial o assessoramento no Courage após assumir um novo serviço solicitado por sua diocese, mas seu apoio “segue de alguma forma de acordo às novas possibilidades que tenho de tempo, possivelmente não com todo o tempo que eu gostaria de oferecer-lhes, porque para mim foi uma bênção de Deus em meu ministério servir este setor da Igreja”.

Mais informação:
www.courage-latino.org
consultas@courage-latino.org

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.