Rezar pelas Missões com a Virgem do Rosário

No domingo, dia 23 de outubro, a Igreja Católica celebrou o Dia Mundial das Missões. É o dia em que as comunidades católicas se reúnem para rezar pelos missionários e aprofundar seu compromisso com as missões. No dizer de Bento XVI, “é uma ocasião preciosa para nos determos e meditarmos se e como respondemos à vocação missionária: uma resposta para a vida da Igreja”. O gesto concreto que acompanha a nossa oração neste dia é a Coleta Missionária. Com ela se constitui o Fundo Universal de Solidariedade, que é usado para subsidiar o trabalho da Igreja nas áreas mais carentes do Mundo.

O Dia Mundial das Missões acontece durante o mês do Rosário, quando inúmeras comunidades costumam se unir na oração do terço, honrando a Virgem do Rosário, que é também a Rainha das Missões.

Sabemos que a fé católica subsiste, em muitos lugares, graças à oração do Rosário. No tempo em que a maioria das pessoas era analfabeta, São Domingos de Gusmão propôs o rosário (três terços) como método de oração para as pessoas mais simples. Ao longo dos anos, foi o rosário que animou a fé cristã na ausência de padres e nos momentos de crise da Igreja. Era comum as comunidades se reunirem nos domingos para rezarem um terço do rosário seguido pela Ladainha de Nossa Senhora. Foi pela oração do rosário que pessoas se animaram a deixarem suas terras para irem a lugares distantes anunciar o Evangelho de Jesus Cristo.

João Paulo II diz que “rezar o rosário pelos filhos e, mais ainda, com os filhos, educando-os desde tenra idade para este momento diário de paragem orante da família, não traz por certo a solução de todos os problemas, mas é uma ajuda espiritual que não se deve subestimar”. Famílias que cultivam o hábito da oração do terço tem mais chances de superar os problemas do que as outras famílias.

No Dia Mundial das Missões renovemos o nosso compromisso com a causa do anúncio do Evangelho. Não nos esqueçamos da “missão na ecologia” que é o tema proposto para reflexão no mês de outubro do corrente ano. Renovemos nosso propósito de rezar pelas missões, podendo, para isso, nos valer do rosário, que é uma oração muito querida para inúmeros cristãos católicos presentes nos cinco continentes. E que Maria, a Virgem do Rosário e a Rainha das Missões nos proteja e acompanhe!

***
Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul – RS

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.