Religiosa de hábito corre em maratona e recebe ajuda para sua comunidade

Segundo o ACI Digital (13/06/2018), uma religiosa das Irmãs Trovadoras da Eucaristia participou vestido com hábito da Meia Maratona de Cúcuta (Colômbia), no domingo, 3 de junho.

A Irmã Carmen Vilches, natural da cidade venezuelana de Maracaibo, contou ao Grupo ACI que a sua comunidade soube da competição um dia antes, pois “as jovens que estão em formação queriam vender biscoito em Cúcuta a fim de conseguir uma ajuda econômica e lhes disseram que as ruas estariam fechadas porque iam realizar uma maratona”.

As religiosas vivem na cidade de Pamplona, ​​localizada na região norte de Santander, e pediram permissão à superiora para participar do evento. Ela autorizou, “desde que usassem o hábito”.

Quando se inscreveram, descobriram que “havia apenas uma vaga disponível”. Então, escolheram a Irmã Carmen, que pertence à congregação há sete anos.

A Irmã Carmen explicou que o motivo foi “porque eu sou muito apaixonada pelo esporte e as irmãs já tinham visto esse talento em mim, especialmente a minha resistência ao correr ou jogar”.

Irmã Carmen com duas postulantes da comunidade / Foto: Cortesia Irmãs Trovadoras da Eucaristia

Apesar de nunca ter participado de uma maratona, a religiosa de 29 anos comentou que jogava vôlei e kickball quando estava na escola.

Na comunidade, “temos momentos para praticar esportes duas ou três vezes por semana. Jogamos futebol, basquete, vôlei, pingue-pongue (tênis de mesa) e andamos de bicicleta”.

“Além disso, aqui em Pamplona tenho a oportunidade de sair de bicicleta todos os dias para realizar diferentes atividades”, indicou.

Religiosas jogando futebol / Foto: Cortesia Irmãs Trovadoras da Eucaristia

Essa atividade física constante lhe permitiu correr os dez quilômetros do circuito da maratona.

Quando as religiosas inscreveram a Irmã Carmen “descobriram que podiam participar com o hábito, porque só tinha que usar uma camiseta com o seu número”.

Isso lhe permitiu “promover a comunidade e mostrar às pessoas que mesmo sendo religiosas podemos participar desse tipo de evento”.

A religiosa venezuelana disse ao Grupo ACI que correr na maratona “foi uma experiência maravilhosa e única, pois já havia recebido uma motivação das irmãs, especialmente da superiora Madre Ángela Angarita González”.

“Ver as pessoas me apoiando e dizendo ‘vamos irmã’ me deixou muito alegre, porque não mencionavam a Carmen, mas o fato de ser religiosa. Eu também fiquei emocionada por poder correr e dar testemunho de Deus nas ruas de Cúcuta”, expressou.

Irmã Carmen com alguns participantes da Meia Maratona de Cúcuta / Foto: Cortesia Irmãs Trovadoras da Eucaristia

Entre os 1500 participantes, “cheguei em 15ª lugar e os organizadores ficaram felizes com a participação de uma religiosa de hábito. O prefeito de Cúcuta nos deu uma contribuição econômica de um milhão de pesos para a comunidade”, contou a religiosa.

Ela acrescentou que gostaria de correr novamente na próxima maratona.

Momento da premiação / Foto: Cortesia Irmãs Trovadoras da Eucaristia

As Irmãs Trovadoras da Eucaristia são uma das congregações mais jovens da Colômbia. Seu trabalho apostólico começou em 2006, com a autorização de Dom Gustavo Martínez Frías, então Arcebispo de Nova Pamplona.

Algumas irmãs da comunidade / Foto: Cortesia Irmãs Trovadoras da Eucaristia

Parte de seu apostolado é usar a arte para evangelizar, pois algumas das suas atividades são o teatro, a música, a dança, a poesia. Em 2015, chamaram a atenção dos colombianos porque começaram a andar pelas ruas de bicicleta, como uma forma de cuidar do meio ambiente.

Religiosas andando de bicicleta pelas ruas de Pamplona / Foto: Cortesia Irmãs Trovadoras da Eucaristia

Além disso, realizam missões em várias cidades da Colômbia atingidas pela guerrilha e pela violência, especialmente nas cidades da fronteira.

Religiosas conversando com as pessoas / Foto: Cortesia Irmãs Trovadoras da Eucaristia

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/religiosa-de-habito-corre-em-maratona-e-recebe-ajuda-para-sua-comunidade-fotos-34000

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.