Regina Coeli: “Partir o pão torna-se o novo sinal da presença de Jesus”

VATICAN-POPE-EASTER-REGINA COELI PRAYERO site Gaudium Press publicou nesta segunda-feira (05/05/14), as palavras do Santo Padre, diante de milhares de fiéis peregrinos que lotaram a Praça São Pedro durante a Oração do Regina Coeli, na manhã deste Domingo.

Refletindo com os fiéis a passagem dos discípulos de Emaús, da Liturgia do dia, o Pontífice explicou que “partir o pão torna-se o novo sinal da presença de Jesus”, pois a Palavra de Deus e Eucaristia nos enchem de alegria.

Logo após, o Papa recordou a “grave” situação conflituosa vivida na Ucrânia e as milhares de vítimas de um deslizamento de terra no Afeganistão, usando como exemplo a passagem que narra os dois discípulos de Jesus que, após a sua morte e passado o sábado, resolvem deixar Jerusalém, retornando tristes e abatidos, em direção ao povoado chamado Emaús.

A princípio, os discípulos não reconhecem Jesus ao longo do caminho, que os ajudam a entender que “a paixão e a morte do Messias estava prevista no plano de Deus e eram prenunciadas nas Sagradas Escrituras”, reacendendo “um fogo de esperança nos seus corações”.

Segundo o Santo Padre, “o caminho de Emaús torna-se assim o símbolo do nosso caminho de Fé”, pois “as Escrituras e a Eucaristia são os elementos indispensáveis no encontro com o Senhor”.

“A vida, às vezes, nos fere e nós vamos embora tristes, em direção à nossa ‘Emaús'”, virando as costas ao plano de Deus. Mas nos acolhe a Liturgia da palavra: Jesus nos explica as Escrituras e reacende nos nossos corações o calor da Fé e da esperança”, ressaltou.

Concluindo, o Papa pede, por intercessão de Maria santíssima, para que os fiéis rezassem para que cada cristão, revivendo a experiência dos discípulos de Emaús, especialmente na Missa dominical, redescubra a graça do encontro transformante com o Senhor ressuscitado. (LMI)

Fonte:http://www.gaudiumpress.org/content/58403-Oracao-do-Regina-Coeli—ldquo-partir-o-pao-torna-se-o-novo-sinal-da-presenca-de-Jesus-rdquo-

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.