Refugiados, família e perseguidos são temas da Via Sacra na Sexta-feira Santa com o Papa

PapaColiseoSegundo o site ACI Digital, os imigrantes, refugiados, as famílias, os cristãos perseguidos e os campos de extermínio são alguns dos temas que serão meditados durante a Via Sacra do Papa Francisco na próxima Sexta-feira Santa, 25 de março.

Como é tradição, o Pontífice se deslocará até as imediações do Coliseu, no centro de Roma, onde rezará as 14 estações cujos temas escolhidos para este ano foram escritos pelo Cardeal Gualtiero Bassetti, Arcebispo de Perugia (Itália).

Os textos do Cardeal foram intitulados: “Deus é Misericórdia”, em referência ao Jubileu da Misericórdia convocado pelo Papa, o qual terminará no próximo mês de novembro.

“Neste Jubileu extraordinário, a própria Via-Sacra de Sexta-feira Santa nos atrai com uma força especial, a força da misericórdia do Pai Celeste, que quer derramar o seu Espírito de graça e consolação sobre todos nós”, explica na introdução das meditações.

“A misericórdia é o canal da graça que, de Deus, chega a todos os homens e mulheres de hoje. Homens e mulheres frequentemente extraviados e confusos, materialistas e idólatras, pobres e sós. Membros de uma sociedade que parece ter feito desaparecer o pecado e a verdade”, acrescenta o texto.

Nas distintas estações se meditará sobre alguns temas de atualidade. Por exemplo, na Primeira Estação “Jesus é condenado à morte” será meditado que “ninguém pode sentir-se excluído. Com efeito, a multidão e Pilatos estão dominados por um sentimento interior que acomuna todos os seres humanos: o medo. O medo de perder os próprios apoios, os próprios bens, a própria vida. Mas Jesus indica outra estrada”

Na reflexão da terceira estação (Jesus cai pela primeira vez sob a cruz), a meditação é acerca do sofrimento do homem. “Para o homem, o sofrimento é, às vezes, um absurdo, é incompreensível para a mente, um prenúncio de morte. Há situações de sofrimento que parecem negar o amor de Deus. Onde está Deus nos campos de extermínio? Onde está Deus nas minas e nas fábricas onde trabalham as crianças como escravas? Onde está Deus nas carretas do mar que afundam no Mediterrâneo? ”

“Como é possível não ver o rosto do Senhor no rosto dos milhões de deslocados, refugiados, desterrados que fogem desesperadamente do horror das guerras, perseguições e ditaduras?”, pergunta que surge na Sexta Estação, “A Verônica limpa o rosto de Jesus”.

A respeito da família, é meditada na Quarta e na Nona estações: “Maria é esposa de José e mãe de Jesus. Ontem como hoje, a família é o coração pulsante da sociedade, célula inalienável da vida comum; arquitrave insubstituível das relações humanas; amor para sempre, que salvará o mundo”.

“Quantas vezes os homens e as mulheres caem por terra! Quantas vezes os homens, as mulheres e as crianças sofrem por uma família desfeita! Quanta vezes os homens e as mulheres veem a sua dignidade posta em questão, porque não têm trabalho! Quantas vezes os jovens são forçados a levar uma vida precária e perdem a esperança no futuro!”.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/refugiados-familia-e-perseguidos-sao-temas-da-via-sacra-na-sexta-feira-santa-com-o-papa-14690/

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.