Reconhecido milagre da primeira bem-aventurada indígena da América

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 20-12-2011, Gaudium Press) O Papa Bento XVI reconheceu o milagre da primeira beata indígena do continente americano, Catarina Tekakwitha, nascida em 1656 e falecida em 1680 no Canadá.

Sua mãe era uma indígena cristã e seu pai chefe indígena da nação Mohawks. Ao final de sua curta vida, tornou-se conhecida por seus feitos milagrosos e fez com que outros indígenas se convertessem ao cristianismo.

O processo de sua canonização começou em 1884. Em 1943, o Papa Pio XII a declarou venerável e, em 1980, foi beatificada pelo Papa João Paulo II. Com o novo milagre reconhecido, Catarina já pode ser canonizada. Sua festa litúrgica já é comemorada em 14 de julho.

O reconhecimento está em um dos vinte e três milagres autorizados pelo Pontífice, entre os quais também se encontra o reconhecimento de um milagre de Dom Luigi Novarese (1914-1984), sacerdote fundador da Pia União Primária dos Silenciosos Operários da Cruz.

Novarese era encarregado junto à sessão de relações exteriores da Secretaria de Estado vaticana durante a Segunda Guerra Mundial e era responsável pelo programa do então papa Pio XII para a assistência aos refugiados nos conventos e em estruturas eclesiásticas sob ocupação nazista.

Os milagres foram promulgados em decretos da Congregação para a Causa dos Santos em audiência ocorrida nesta manhã com o prefeito da congregação, o cardeal Angelo Amato. (L)

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.