“Reconhecer-se pecador é uma graça”, diz Papa Francisco em Homilia

Papa Francisco desfila pelo centro do RJ25 de Outubro de 2013 – Rádio Vaticano (RV) – Nesta manhã de sexta-feira o Papa Francisco em sua homilia na Casa Santa Marta refletiu sobre o Sacramento da Reconciliação, onde “o cristão luta contra o mal, mediante a confissão sincera de seus pecados”. De fato, confessar-se é ir ao encontro do amor de Jesus, com sinceridade de coração e com transparência.

O Pontífice explicou sobre a dificuldade dos adultos em confessar-se diante de um sacerdote, e de tal forma, que, às vezes pode levar à exclusão da prática do Sacramento.

E acrescenta:

“Esta é a luta do cristão; é a nossa luta de todos os dias. E nós, nem sempre temos a coragem de falar como São Paulo sobre esta luta, Sempre buscamos um meio para justificar-nos. Mas, se nós não reconhecermos que somos pecadores, não podemos obter o perdão de Deus. Esta é uma realidade que nos torna escravos, necessitados da força de libertação do Senhor.”

“A confissão dos pecados, feita com humildade, disse o santo Padre, é o que a Igreja nos pede. Confessar os pecados não é ir a uma sessão de psiquiatria e nem ir a um encontro de tortura. É simplesmente reconhecer-se pecador diante do Senhor e diante dos irmãos; é confessar as próprias faltas concretamente, com a simplicidade de uma criança, e isso é uma graça”, conclui o Papa.

Fonte:http://pt.radiovaticana.va/news/2013/10/25/homilia_do_papa_em_santa_marta:_reconhecer-se_pecador_%C3%A9_uma_gra%C3%A7a/bra-740522

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.