Quaresma e Páscoa – Como celebrar?

Livro que auxilia o cristão a viver a Semana Santa e a Quaresma

BRASILIA, sábado, 24 de Março de 2012 (ZENIT.org) – Como participar da Semana Santa? Como viver melhor a Quaresma? Como experimentar mais profundamente os mistérios contidos na liturgia do Tríduo Sacro? As respostas a essas e a outras perguntas encontram-se num livrinho de fácil e rápida leitura, escrito por dois sacerdotes Paulinos, Pe. Antônio Lúcio da Silva Lima e Pe. Luiz Miguel Duarte.

A partir de uma breve explicação sobre o significado da quaresma, os autores conseguem oferecer a chave espiritual de interpretação das celebrações da Semana Santa.

O objetivo do livro é dar os elementos para poder participar mais consciente e ativamente dessa festa litúrgica, coração da História da Nossa Salvação. Como dizem os mesmos autores: “este livro traz o sentido profundo de cada celebração, faz propostas concretas para dinamizá-la e põe em destaque seus aspectos simbólicos”.

“Com a celebração do Domingo de Ramos tem início a grande semana do Ano Litúrgico, a Semana Santa, que se conclui com o Domingo da Ressurreição”, lemos na página 17. Lodo depois dizem o significado e o valor de cada um dos símbolos litúrgicos presentes nessas celebrações: cores, liturgia, leituras, gestos, objetos, procissões, cantos… elementos todos que fazem parte de uma grande sinfonia capaz de tocar a mais bela das canções que a Humanidade já ouviu e que a nossa alma desfrutou.

A Quinta-feira Santa pode ser vivida muito mais do que só um feriado. Pode ser entendida, preparada e participada por toda a família, em comunidade eclesial. A Sexta-feira santa pode ser muito mais do que só uma ponte de um grande feriadão. Pode ser o dia da Gratidão, o dia para acompanhar o Nosso Mestre na sua entrega generosa por nós. O único dia do ano no qual a Igreja inteira não celebra o Sacrifício da Missa. Nesse dia toda a Igreja tem a Grande Celebração do Senhor divida em três partes: Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz e Comunhão.

“Quaresma e Páscoa – Como celebrar?”, Pe. Antônio Lúcio da Silva Lima e Pe. Luiz Miguel Duarte, editora Paulus, Pode ser adquirido pelo telefone (11) 3789 4000, ou acessando o site: www.paulus.com.br

***
Por Thácio Siqueira

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.