Qual o significado dos nomes dos Reis Magos?

tres-reis-magos

Os nomes de Melchior, Baltazar e Gaspar surgiram no século VIII.

Beda, o Venerável, considera-os representantes da Europa, Ásia e África, os três continentes conhecidos naquele tempo.

Leia também: Os Reis Magos

Epifania do Senhor – onde a estrela parou

A arqueologia faz revelações sobre os Reis Magos

A estrela que guiou os Magos – EB

A Epifania do Senhor

Na origem, os evangelhos apócrifos do século IV, como o pseudo-Mateus e sobretudo o evangelho armênio da Infância, transformaram os magos em doze reis e lhes atribuíram os nomes. Talvez para mostrar a realização das previsões do Antigo Testamento (SI 72,10; Is 60,6).

Mesmo sendo persas, ganharam nomes judaicos. Em hebraico, este autor hipotetiza que: Melchior significaria “rei da luz” (melech-or), Baltazar, “senhor do tesouro” (baal-otsar) e Gaspar, “O tesoureiro” (gisbar).

Prof. Felipe Aquino

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.