Qual foi a primeira heresia que surgiu na Igreja?

Deus (4)historia_da_igrejaUma heresia chamada Gnosticismo foi a primeira heresia que surgiu dentro da Igreja já no primeiro século e teve de ser combatida pelos Apóstolos São Paulo e São João. Era uma espécie de filosofia que queria substituir a Revelação; a “racionalização dos mistérios da fé” (gnose = conhecimento secreto). Acreditavam que havia dois princípios eternos: um bom e um mal; um grave erro, pois só existe um Deus bom.

Leia também: Grandes Heresias

As piores heresias

Gnosticismo: O que é?

Chegavam, inclusive, a identificar Javé (Deus no Antigo Testamento) com o deus do mal. Foi condenada pelo Papa Higino (138-142) e outros papas; diziam esses hereges que Cristo não se encarnou de fato, mas só de aparência (Docetismo).

Ouça também: O que é uma heresia?

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.