Qual a Diferença entre os Sacramentos e os Sacramentais?

Os sacramentos foram instituídos por Cristo Jesus para outorgar graça e santificar.

O sacerdote evoca através, das palavras ensinadas por Nosso Senhor Jesus Cristo, a graça; e ela se manifesta santificando os objetos e as pessoas,purificando-os. Conduzindo-os à salvação.

Os sacramentais, por seu turno, foram instituídos pela Igreja, com a autoridade investida por Nosso Senhor Jesus Cristo, para cumprir sua missão salvífica na Terra.

Os sacramentais são “signos sagrados imitando de alguma maneira os sacramentos, expressam efeitos, principalmente espirituais, obtidos pela intercessão “Catecismo n.1667; cf. Lei Canônica (Canon 1166).

Eles operam “ex opere operantis ecclesiae”,literalmente do latim: “por ação da Igreja “

Os Sacramentos,por sua vez efetivam-se “ex opere operato”, ou seja por sua ação própria, pela ação mesma da graça.

Fonte: http://www.veritatis.com.br

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.