Quais são nossas metas para 2017?

“Eu sou a videira, e vós, os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele produz muito fruto, porque, sem mim, nada podeis fazer.” (Jo 15,5)

Mais um ano se vai, e outro se aproxima…

A cada final de ano, é comum as pessoas pararem um pouco para pensar no futuro. Tantos fazem mil projetos, várias promessas, e acaba que o ano passa tão rápido; termina;e deixa a sensação de que pouca coisa mudou em suas vidas. Aposto que isso também já aconteceu com você!

Na verdade, acabamos pensando em tudo. Muitos desejos e questionamentos como estes passam em nossas mentes: Quanto precisamos poupar para trocar o carro?; Vamos pintar a casa no final do ano?…; Que tal, trocar os móveis da casa que estão ficando velhos?; Vamos renovar nosso guarda-roupa?; Este ano eu vou perder peso!…; Este ano, sem falta, vou fazer uma viagem internacional!…; Tenho que entrar para a faculdade!… e assim por diante. E isso, não é errado. Que mal tem nos empenharmos para alcançarmos algum objetivo? Nenhum.

Porém, o grande problema é quando colocamos todos os nossos planos na frente e nos esquecemos dos planos de Deus. Deus também tem planos para nós! Esquecemos que precisamos também nos empenhar para alcançarmos nossos objetivos em nossa vida espiritual. Você já parou para pensar quais são os projetos para sua vida espiritual em 2017?

Muitas vezes ainda caímos na tentação de buscar somente ter o melhor, e não, de ser uma pessoa melhor. E o versículo 33, do capítulo 6 do Evangelho de São Mateus nos lembra: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo”. Então, se colocarmos Deus sempre em primeiro lugar em nossa vida, todas as outras coisas nos serão acrescentadas, segundo a justiça de Deus.

Não adianta então querermos separar a nossa vontade, da vontade de Deus. Santo Afonso de Ligório resumia isso dizendo: “Fazer o que Deus quer, e querer o que Deus faz”.

Que tal começar este ano novo perguntando: “Senhor, o que iremos fazer juntos neste ano?”.

Pensemos no futuro sim, mas não nos preocupemos demasiadamente com o dia de amanhã, pois quando estamos em Deus Ele conduz nossos passos, e  cuida de nós:

“Portanto, eis que vos digo: não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes? Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas? Qual de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida?” (Mt 6,25-27).

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.