Quais são as consequências do Pecado Original?

O pecado original originariamente é o “Não”, dito pelos primeiros pais ao convite de Deus que chamava o gênero humano a um estado sobrenatural ou de filiação divina. Tal estado se caracterizava pela posse da graça santificante e dos dons preternaturais.

pecadooriginal1Leia também: Pecado Original: como entender?

O Pecado Original, uma verdade de fé

O pecado original é eliminado com batismo?

Pecado original? O que temos nós a ver com a “queda” de Adão e Eva?

Tendo perdido a justiça original, os primeiros pais só puderam gerar prole carente de tais dons. É esta carência, em consequência da qual o ser humano é desarmonioso ou desregrado em seu íntimo, que se chama “pecado original originado” na criança; este não é culpa propriamente dita, como a dos primeiros pais, mas uma dissonância em relação ao modelo traçado por Deus. A doutrina assim concebida toca pontos de fé definidos pela Igreja e está isenta de qualquer objeção por parte das ciências naturais.

Confira neste podcast a explicação do Prof. Felipe Aquino:

Assista também: O que é o Pecado Original?

 

 

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.