Quais as diferenças entre a Igreja Romana e a Igreja Ortodoxa (Grega)?

As diferenças entre a Igreja Romana e a Ortodoxa também chamada de Grega são muitas, mas em geral referem-se ao calendário, pois não aceitam a mudança feita pelo Papa Gregório em 1582 e ainda usam o calendário antigo (o interessante é que a Grécia e a Russia, para efeitos comercias usam o Calendário Gregoriano que é usado pelo resto do mundo apenas o religioso é que não é seguido) com isto o Natal, a Sexta da Paixão, a Páscoa etc., são celebrados em dias diferentes.

Leia também: Cristãos Ortodoxos

Por que a Igreja católica é chamada Romana?

13 diferenças entre católicos e ortodoxos

Igreja Católica Apostólica Romana

Ortodoxo: Definições

Existem ainda algumas ligeiras diferenças: Ambas aceitam a devoção aos santos e o mesmo papel de Nossa Senhora. O ritual do batismo, do casamento e da missa na ortodoxa, ainda é em latim e grego com o padre de costas para o público e de frente para o Santíssimo Sacramento.

Prof. Felipe Aquino

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.