PUCP tem até o dia 18 de abril para adequar-se a Ex-Corde Ecclesiae, afirmam alunos

Lima, 17 de Abril de 2012 (ACI/EWTN Noticias) O Agrupamento Universitário Riva Agüero (AURA), informou que a Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), tem até o dia 18 de abril – prazo não prorrogável-, para adequar seus estatutos à Ex-Corde Ecclesiae, tal como exige o Vaticano.

“O prazo para que a PUCP adéque seu estatuto à Constituição Apostólica Ex-Corde Ecclesiae vence na quarta-feira, 18 de abril. De acordo a consulta feita a fontes eclesiásticas, este é um prazo NÃO PRORROGÁVEL”, assinalou em um pronunciamento enviado nesta segunda-feira ao grupo ACI. Por isso, lamentaram a postura assumida pelas autoridades e alguns membros da Assembleia Universitária. Advertiram que é um erro da PUCP “condicionar à adequação dos estatutos ao fim dos processos judiciais referidos aos testamentos do Sr. José da Riva Agüero”.

Isto, advertiu AURA, “estaria dando motivo para a retirada legítima dos títulos canônicos usados pela Igreja ao fundar a universidade -Católica e, posteriormente, Pontifícia -, o qual significaria que de maneira imprevista finalize a vida institucional de um centro educativo católico, de prestígio nacional e internacional, com 95 anos de vida institucional”.
Por isso, vêm avaliando “quais seriam as conseqüências legais e/ou acadêmicas que AFETARIAM aos mais de 18,000 estudantes da PUCP. Este documento, independente e acadêmico, será difundido o mais rápido possível.

“Fazemos um chamado à comunidade universitária -especialmente aos estudantes- para que se mantenha informada e preparada a fim de assumir os efeitos que a não adequação estatutária da Pontifícia Universidade Católica do Peru acarretaria no desenvolvimento de sua vida universitária”, finaliza o pronunciamento.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.