PUC Santa Catarina (Joinville) oferece graduação de Teologia e Pós-Graduação em Catequese

Joinville, segunda-Feira 30 de Abril de 2012 (Gaudium Press) – Neste ano, 13 cursos de graduação foram a principal aposta da Universidade Católica de Santa Catarina para a ampliação do atendimento na cidade de Joinville. Como a Universidade tem ligações com as unidades da PUC do Paraná e do Rio Grande do Sul, a ideia é de que os alunos joinvilenses também possam contar com a estrutura das duas unidades. Entre os cursos oferecidos e já iniciados, destacam-se o curso de Teologia e o curso de pós-graduação em catequese.

Segundo a coordenação do curso de Teologia, a elaboração do projeto de criação do mesmo pautou-se na demanda identificada na região, bem como em diretrizes e fundamentações específicas. O Curso de Teologia está de acordo: com as normas estabelecidas pela Santa Sé e pela CNBB; com os pareceres do MEC para o seu reconhecimento civil e tem como objetivo uma formação com sólida fundamentação bíblica, antropológica, filosófica e teológica cristã.

O profissional formado em Teologia pode exercer ministérios eclesiais, descrever e analisar o fenômeno religioso, atuar na pastoral efetiva dentro de uma comunidade religiosa ou como pesquisador, assessor de ONGs e movimentos políticos e sociais, em instituições de ensino, na área de saúde e nas diversas áreas de atuação eclesial, pastoral e social.

Aqueles que se formarem no curso poderão atuar na prática pastoral, na assessoria teológica e produção e pesquisa teológica. A matriz curricular do Curso de Teologia está dividida em eixos temáticos, a saber: Estudos bíblicos; Teologia Sistemática; Teologia Moral; Teologia Pastoral; História da Igreja; e Direito Canônico. O curso apresenta-se em oito fases, contemplando disciplinas obrigatórias, disciplina optativa, atividades complementares, estágio curricular obrigatório e trabalho de conclusão de curso.

Já o Curso de Pós-Graduação em Catequese no Mundo Contemporâneo, que iniciou dia 26 de junho de 2010, com um grupo de catequistas da Diocese de Joinville, prossegue com um grande sucesso na região. O curso também é realizado pela PUC Paraná, no Campus implantado na cidade de Joinville.

A formação é semipresencial, com disciplinas voltadas inteiramente à formação de catequistas. Os participantes são convocados ao estudo, ao aprofundamento, à leitura de bibliografias afins, a interagir com o grupo, aos exercícios e avaliações periódicas. As aulas presencias são realizadas a cada dois meses. Nestes encontros, além de todas as orientações práticas por parte da Universidade, são retomados conteúdos e feito um aprofundamento da espiritualidade do catequista.

O curso foi além das expectativas. A diocese e as paróquias que enviaram, apoiaram e até subsidiaram os participantes, poderão contar com pessoas que irão ajudar na formação de catequistas.

O Campus de Joinville fica localizado: Rua Visconde de Taunay, número 427, no Centro da cidade catarinense.
Mais informações pelo telefone (47) 3145-9700.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.