Província mais populosa da China autoriza 2 filhos por família

A província de Henan, a mais populosa da China, com 100 milhões de habitantes, abrandou a política de filho único do país e decidiu permitir dois filhos por família em alguns casos, informa a imprensa local neste sábado (26). Henan torna-se, assim, a última província chinesa a adotar o que a imprensa local chama de “política de planejamento familiar mais relaxada”. A nova medida beneficia somente casais procedentes da chamada “geração de filhos únicos”, isto é, os que nunca tiveram irmãos.

O comitê permanente do Legislativo provincial adotou na sexta-feira (25) a decisão de emendar as regulações de planejamento familiar adotadas pela China no final da década de 1970 para frear o crescimento demográfico da nação – hoje a mais populosa do mundo, com 1,34 bilhão de habitantes.

A revisão da lei conta desde sexta-feira com uma cláusula adicional que permite aos filhos únicos nascidos desde então a possibilidade legal de terem dois filhos. Segundo dados oficiais, as três décadas de rígido controle demográfico evitaram o nascimento de 33 milhões de pessoas em Henan, o que não a impediu de ser a província mais populosa da China, com 100 milhões de habitantes.

Analistas acreditam que o número real de habitantes de Henan seja ainda superior, já que muitas famílias não registram o nascimento de um segundo filho.

Henan planeja manter sua população recenseada abaixo de 107 milhões até 2020.

Comentário: E o Brasil diminui a natalidade…

***
Fonte: EFE
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2011/11/26/provincia-mais-populosa-da-china-autoriza-2-filhos-por-familia.jhtm

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.