Protesto na Polônia contra a remoção do crucifixo do parlamento

Os  poloneses Grzegorz Pabijan e Maciej Maleszyk estão organizando na Polônia um protesto contra uma iniciativa parlamentar que visa remover o modesto crucifixo do Sejm (equivalente a nossa Câmara dos Deputados).

O pedido para tirar a cruz foi feito pelo partido Ruch Palikot (RP), fundado pelo anticlerical e libertário Janusz Palikot, alegando que o símbolo da Polônia é a águia branca e que a cruz foi colocada só depois da queda do comunismo. O partido de Palikot também defende abertamente o aborto, a legalização das drogas, o “casamento” homossexual, a dissolução do Senado e o fim da educação religiosa nas escolas públicas.

 O partido conservador Direito e Justiça (PiS) anunciou que fará oposição à proposta e defenderá a manutenção do crucifixo ao lado da águia branca. “Não devemos ter vergonha de ser católicos, de ser uma nação de maioria católica. Cada nação tem a sua própria tradição e se alguém a quer eliminar, quer eliminar a nação”, disse Jaroslaw Kaczynski, chefe do PiS, à AFP.

Para o moderado Donald Tusk, primeiro-ministro da Polônia, “o RP corre o risco de escarnecer do seu ‘slogan’ de um Estado moderno, se quer começar uma guerra contra a cruz”.

“A cruz não é um partido nem um símbolo político, mas um sinal de Jesus Cristo”, diz o texto do protesto que pode ser assinado e enviado pelos internautas ao deputado Janusz Palikot através da página Protestui.pl. Até o momento, já foram cerca de 30.000 mensagens enviadas.

Fonte: http://www.protestuj.pl/

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.