Programa Escola da Fé: Entrevista com Mons. Dr. Cláudio Juan Sanahuja

Amigos e amigas,

Dia 24 de maio estarei entrevistando no Programa Escola da Fé o conceituado Mons. Sanahuja. Vejam seus dados curriculares:

MONS. DR. CLAUDIO JUAN SANAHUJA

Nasceu em Buenos Aires em 16 de setembro de 1947. Em 1968 completou a licenciatura em Ciência da Informação da Universidade de Navarra.

Cursou teologia em Roma, obteve seu doutorado em Teologia pela Universidade de Navarra em 1973.

Ordenado em Madrid em 13 de agosto de 1972.

Professor de Teologia Moral Fundamental, Teologia Moral dos Sacramentos, História da Filosofia e História da Teologia.

Desde 1980, dedica-se a questões relacionadas com a vida humana e da família.

Em 2011, Sua Santidade Bento XVI concedeu o título de Capelão de Sua Santidade, incorporando a Família Pontifícia.

É professor de Doutrina Social da Igreja no Centro Social Mestrado em Ética em Pesquisa em Ética Social (CIES)-Aletheia Fundação de Bioética.

Professor de História da Igreja IV do Instituto de Ciências Religiosas (San Luis, Argentina)

Desde 1997, vice-conselheiro do Consórcio de Médicos Católicos de Buenos Aires

Desde 1990, é acessor eclesiástico da Fundação Nova Cristandade.

Colabora com organizações como a AFAN (Associação de Famílias Numerosas) SAEMB Sociedade Argentina de Ética Médica e Biológica), Mulheres pela Vida, etc.

Desde 1998, é editor do boletim “noticiasglobales” sobre questões relacionadas à defesa e promoção da vida humana em todo o mundo e, desde 2001, editor da newsletter Notivida, boletim de notícias para a Argentina.

Tem ministrado palestras e cursos relativos à promoção da vida humana e da família na Argentina (San Luis, Corrientes, Paso de los Libres, San Juan, Bariloche, Salta, Tucumán, Mendoza, Catamarca) e no exterior (Brasil, Paraguai, Espanha, Equador, Uruguai, Chile, México).

Colaborou em várias iniciativas do Conselho Pontifício para a Família.

Publicações

Livros:

 a) O Grande Desafio, a cultura da vida contra a cultura da morte, Ed Serviam, 1995, Buenos Aires, com prefácio do cardeal Alfonso Lopez Trujillo, presidente do Conselho Pontifício para a Família. Honor Award Faixa de P. Leonardo Castellani, do Livro Católica Exposição Buenos Aires (1996).

b) O desenvolvimento sustentável. New International Ética, Ed Vortice 2003, Buenos Aires, com a apresentação do Cardeal Alfonso Lopez Trujillo, presidente do Conselho Pontifício para a Família. Honor Award Faixa de P, Leonardo Castellani da Exposição Livro Católico (2004).

c) Poder Global e religião universal, Ed Vortice 2010, Buenos Aires.

Capítulos de livros em colaboração com:

 a) “Universidade e Integração”, na “América Latina: o fator educacional na integração.” Instituto para a Cooperação Universitária (ICU). Ed Japadre, L’Aquila (Itália), 1969.

b) “Do Cairo a Pequim via Copenhaga” as mulheres de hoje, depois de Pequim, JC edições, Rosario, 1995.

c) “A questão ecológica”, em Proceedings of the Latin American Congress 3 de Pro-Life Movimentos, patrocinado pelo Conselho Pontifício para a Família, Impressão Congresso Nacional, Buenos Aires, 1997.

d) “O desenvolvimento sustentável como paradigma ético”, em Bioética: um compromisso científico e existencial. Universidade Católica San Antonio, Murcia, 2005

e) “A Família e a vida no direito internacional atual” em Sopro da Vida. Anais do 1 º Congresso Nacional do Equador para a Vida 2007, Guayaquil, 21-25 março de 2007, do Conselho de Leigos Católica do Equador, Guayaquil

f) “Gênero e ideologia anti-social cristã re-engenharia”, em femininos e masculinos. ¿Mistério ou eu?. CEU, Universidad Francisco de Vitoria e UCAM, Madrid 2008. Reimpresso em ideologia de gênero. Reflexões críticas, Lacalle Noriega, M. e Martinez Pieroni, P. (Ed.), Citadel, Madrid 2009.

Questões por:

 a) Foi responsável pela edição argentina do Catecismo para a Família de Dom Juan Larrea Holguin, arcebispo de Guayaquil, a BAESA, Buenos Aires 1991.

b) Supervisionou a publicação dos Anais do Latin American Congress 3 de Pro-Life Movimentos (Lujan 1996), promovido pelo Conselho Pontifício para a Família, Impressão Congresso Nacional, 1997.

 É autor de numerosos artigos sobre temas que fazem a promoção da vida humana e da família.


Prof. Felipe Aquino

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.