Programa Escola da Fé: 29/03/2012

União dos Juristas Católicos é criada em São Paulo
São Paulo (Quarta-feira, 21-03-2012, Gaudium Press) Ontem, dia 20/3, foi criada em São Paulo a União dos Juristas Católicos de São Paulo (UJUCASP), constituída por professores, magistrados, advogados e integrantes do Ministério Público de São Paulo.

O objetivo da UJUCASP é contribuir na atividade judiciária, legislativa e administrativa, ocupando-se de questões do mundo contemporâneo, sob a ótica dos princípios da ética católica.
O cardeal de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, vinha há tempos se empenhando na criação da união dos juristas, conforme ele mesmo comentou: “Havia, faz tempo, o desejo de se criar essa união e o convite foi feito a diversas pessoas. Finalmente, aconteceu.

***
M.I.S.S.A: evento ofensivo à Igreja se realiza no Rio, bloggers católicos pedem reação
RIO DE JANEIRO, 21 Mar. 12 (ACI) .- No próximo sábado, 24 de março, no Rio de Janeiro, será promovido novamente o evento M.I.S.S.A. (a sigla para Movimento dos Interessados em Sacudir a Sua Alma), que ofende os sentimentos e a simbologia católicos vestindo de padres os DJs e as recepcionistas de freiras, em claras e desrespeitosas alusões a símbolos religiosos católicos contrariando ademais o art. 208 do Código Penal que tipifica a conduta de “vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso” como crime. A festa já aconteceu em vários pontos do país causando indignação dos católicos por onde passou, como já foi denunciado anteriormente por ACI Digital.

O evento já foi condenado uma vez pela Justiça do próprio Estado do Rio em 2011, mas vem se realizando em distintos estados brasileiros, apesar das manifestações contrárias por parte de grupos católicos brasileiros.

Em dezembro de 2011, a Associação Arquidiocesana Tarde com Maria, do Rio de Janeiro, conseguiu uma liminar para impedir que os organizadores da festa M.I.S.S.A., prevista para ocorrer no Vivo Rio na ocasião, se burlassem de símbolos e vestimentas em alusão à Igreja Católica. A associação entrou com uma ação na Justiça e conseguiu, na noite de quarta-feira, no plantão judiciário, com uma decisão favorável do desembargador Adolpho Andrade Mello.

***
Arquidiocese de Cincinnati aprova realização de exorcismo diante de clínica de aborto
Cincinnati – EUA (Quarta-feira, 21-03-2012, Gaudium Press) A Arquidiocese de Cincinnati, localizada no Estado norte-americano de Ohio deu permissão para que sacerdotes arquidiocesanos realizem preces exorcísticas diante da clínica de abortos “Women’s Med Center”, localizada nessa cidade.
As orações de exorcismo serão realizadas por sacerdotes que participam, nessa Quaresma, dos “40 dias pela Vida”, um movimento promovido em vários países que procura formar uma corrente de orações em vigílias que têm a intenção de favorecer preservação dos não nascidos e respeito pela vida dos nascituros, desde sua fecundação até seu fim natural.
Os participantes dos “40 dias pela vida” pretendem rezar exorcismos diante da Women’s Med Center, uma clínica de abortos da cidade.
Eles se inspiram no fato acontecido em janeiro desse ano com uma clínica de aborto, localizada no Estado de Illinois que foi fechada depois que sacerdotes rezaram o exorcismo diante dela.

***
Filme Cristiada é apresentado em Roma
ROMA, quinta-feira, 22 de março de 2012 (ZENIT.org) – Quatro dias antes da viagem apostólica do papa a Cuba e ao México, foi apresentado nesta quarta-feira (21), em Roma, o filme mexicano Cristiada, que narra os terríveis eventos da guerra civil mexicana (1929), conhecida como guerra cristera, entre cujos personagens há vários que foram canonizados por João Paulo II ou beatificados por Bento XVI.

O produtor destacou: “Neste domingo, o santo padre celebrará a missa aos pés do Cerro Cubilete, onde está a imagem de Cristo Rei, centro geográfico e espiritual do México. Significa um reconhecimento a todos os nossos mártires que lutaram pela fé e pela liberdade de religião”.

O produtor recordou que, entre os personagens, um dos protagonistas é um menino, “o beato José Sánchez del Río, martirizado quando tinha 14 anos e beatificado por Bento XVI, junto com Anacleto González Flores, Miguel Gómez Loza e os irmãos Vargas”. É determinante o papel do menino José, um dos principais personagens, que é assassinado depois de ser torturado por não renegar a fé, preferindo proclamar “Viva Cristo Rei!”.
Para ver o trailer: http://www.cristiadafilm.com

Arcebispo de Santiago pede recuperar a confiança e o diálogo após ataque a Catedral chilena
SANTIAGO, 23 Mar. 12 (ACI) .- O Arcebispo de Santiago e Presidente da Conferência Episcopal do Chile, Dom Ricardo Ezzati, fez um chamado a depor a violência e recuperar a confiança depois do ataque que sofreu a Catedral na tarde da quarta-feira 21.
Supostos membros da Confederação de Estudantes do Chile lançaram bombas incendiárias contra a fachada da Catedral Metropolitana e a paróquia El Sagrario, na capital chilena.
“Mais que o dano material queria pôr o acento sobre o dano espiritual e moral destes lamentáveis fatos (.). A Catedral um símbolo da história do país, construída do Evangelho de Jesus, esses atentados desconhecem a história, o que o Evangelho e a Igreja construíram ao longo de 450 anos aqui em Santiago”, assinalou.
Por sua parte, o prefeito de Santiago, Pablo Zalaquett, expressou que “para mim, o mais doloroso como católico e prefeito foi o que ocorreu na catedral. Quando há pessoas que já não só não lhes basta destruir, mas são capazes de atacar nossa igreja, o sacrário… isso significa que perdeu-se toda prudência e respeito, inclusive pelo sagrado. Esse não é o Chile que queremos”.
Bispos americanos declaram 30 de março como dia de oração e jejum pela liberdade religiosa
 
***
Oração e jejum pela liberdade religiosa nos EUA
Washington (Quinta-feira, 22-03-2012, Gaudium Press) A Conferencia dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) fez um apelo aos católicos e a “todas as pessoas de Fé” a se unirem em oração e jejum no próximo dia 30 de março para pedir a Deus a derrogação que desrespeitam a liberdade religiosa e de consciência no país.
 A violações de liberdade referidas pelos bispos se relacionam com o mandato do Governo norte americano de obrigar os empregadores a contratar serviços de saúde que incluam anticoncepcionais, esterilização e fármaco abortivos. Esta medida não tem em conta as justa objeções dos crentes e, até o momento, não foi proposta uma alternativa moralmente válida por parte das autoridades civis.
 A jornada de jejum e oração foi anunciada em uma declaração chamada “Unidos pela Liberdade Religiosa”, aprovada no último dia 14 pelo Comitê Administrativo da USCCB.
 Os prelados incentivaram os fiéis a unirem-se a eles em “oração e penitencia por nossos líderes e a completa proteção de nossa primeira liberdade –a liberdade religiosa– que não só está protegida nas leis e costumes de nossa nação, mas também está arraigada nos ensinamentos de nossa grande tradição”.

***
Conversa fiada sobre símbolos religiosos
Jornalista Carlos Brickmann

“Há religiões; também há a tradição, há também a história. A Inglaterra é um estado onde há plena liberdade religiosa e a rainha é a chefe da Igreja. A Suécia tem plena liberdade religiosa e uma igreja oficial, a Luterana Sueca. A bandeira de nove países europeus onde há plena liberdade religiosa exibe a cruz”.
O Brasil tem formação cristã; a tradição do país é cristã. Mexer com cruzes e crucifixos vai contra esta formação, vai contra a tradição. A propósito, este colunista não é religioso; e é judeu, não cristão. Mas vive numa cidade que tem nome de santo, fundada por padres, numa região em que boa parte das cidades tem nomes de santos, num país que já foi a Terra de Santa Cruz. Será que não há nada mais a fazer no Brasil exceto combater símbolos religiosos e tradicionais?
Se não há, vamos começar. Temos de mudar o nome de alguns Estados e cidades como Natal, Belém, São Luís e tantas outras. E declarar que a Constituição do País, promulgada ‘sob a proteção de Deus’, é inconstitucional.
Há vários símbolos da Justiça, sendo os mais conhecidos a balança e a moça de olhos vendados. A balança vem de antigas religiões caldeias. Simboliza a equivalência entre crime e castigo. A moça é Themis, uma titã grega, sempre ao lado de Zeus, o maior dos deuses. Personifica a Ordem e o Direito. Como ambos os símbolos são religiosos, deveriam desaparecer também, como o crucifixo?”

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.