Primeira jornada mundial da Síndrome de Down

Trissômico! E daí?

ROMA, sexta-feira, 23 de março de 2012 (ZENIT.org) – A primeira jornada mundial da Trissomia 21 aconteceu neste 21 de março. A Fundação Lejeune propôs que a data fosse ressaltada com a troca de fotos dos perfis nas redes sociais pela interpelação “Trissômico! E daí?”.

Pela primeira vez em 2012, a jornada internacional foi reconhecida por uma resolução da ONU que institui o dia mundial da Síndrome de Down em 21 de março. A data é altamente simbólica: faz referência aos 3 cromossomos 21 que estão na origem da síndrome. O objetivo é sensibilizar e informar sobre a trissomia 21.

A Fundação Jérôme Lejeune é co-partícipe de uma campanha que suscita perguntas fundamentais sobre o lugar dado à pessoa trissômica na sociedade. Mais amplamente, o questionamento abrange toda pessoa com qualquer necessidade especial, principalmente os mais frágeis.

A campanha “Trissômico! E daí?” foi realizada por um grupo de pais de crianças com Down, que desejam passar uma mensagem forte de sensibilização e dar uma imagem positiva à sociedade. Quer desmitificar a trissomia 21 e interpelar o público para permitir uma real integração das pessoas afetadas por ela.

“É uma questão social de importância básica. E é urgente responder a ela, aos portadores, às famílias e à sociedade inteira. Interpelar sobre este desafio, informar e formar sobre a realidade desta síndrome é indispensável na França”, explicam os organizadores, que são daquele país.

Por Anita Bourdin

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.