Prêmio Ratzinger será entregue pela primeira vez para uma mulher

Cardenal_Camillo_RuiniO Site ACI informou nesta sexta-feira (20/06/14) que a Fundação Vaticana Joseph Ratzinger -Bento XVI, concederá no dia 22 de novembro o Prêmio Ratzinger pela primeira vez a uma mulher, em sua edição 2014; trata-se da professora francesa Anne-Marie Pelletier, que será premiada junto com o também professor Mons. Waldemar Chrostowski.

Assim o divulgou no último dia 17 de junho o Presidente do Comitê científico da Fundação, Cardeal Camillo Ruini.

Anne-Marie Pelletier desenvolveu trabalhos na área de hermenêutica e de exegese bíblica, além de pesquisar sobre o papel da mulher no cristianismo.

Anne-Marie Pelletier nasceu em 1946. Foi professora de Linguística geral e Literatura comparada na Universidade de Paris X, agora Marne-la-Vallée; além de Teologia do matrimônio no Instituto Católico de Paris (França).

Atualmente ensina Sagrada Escritura e Hermenêutica bíblica na Faculdade Notre Dame do Seminário de Paris. Até 2013 foi professora de ensino bíblico no Instituto Europeu de Ciências das Religiões (IESR). Também pesquisou sobre “Judaísmo e Cristianismo”, no Collège des Bernardins, e sobre o mundo monástico. Além disso, é autora de vários livros de hermenêutica e exegese bíblica.

“Pelletier é, portanto, uma personalidade de destaque no catolicismo francês contemporâneo, que combina um merecido prestígio científico e uma grande vitalidade e versatilidade cultural. Possui uma genuína dedicação a causas muito importantes para o testemunho cristão na sociedade”, afirmou o Cardeal Ruini.

Por sua parte, Mons. Waldemar Chrostowski nasceu em 1951 Chrostowo, Polônia. É Doutor em Teologia e recebeu o título de professor universitário outorgado pelo presidente da Polônia. É redator geral da revista ”Collectanea Theologica” e preside a associação de biblistas poloneses.

Sua produção tanto científica como de divulgação é muito ampla e nela se destacam: “Profetas frente à história. A interpretação da história de Israel em Ezequiel 16,20 e 23 e a sua reinterpretação na Bíblia dos Setenta”, os dois volumes de “O Jardim do Éden. Testemunho da diáspora assíria e diáspora assíria dos israelitas”, “Deus, Bíblia, Messias”, “A Igreja, os Judeus, Polônia”.

Além disso, ensina na Faculdade de Teologia da Academia de Varsóvia, na Universidade Cardeal Stefan Wyszynski e em diversos ateneus e seminários.

“Monsenhor Chrostowski está comprometido no diálogo católico-judeu e polonês-judeu e foi durante muito tempo membro da comissão do episcopado polonês para o diálogo com o judaísmo. Une ao rigor científico, a paixão pela Palavra de Deus, o serviço à Igreja e a preocupação para com o diálogo inter-religioso”, destacou o Cardeal Ruini.

O Prêmio Joseph Ratzinger é uma homenagem que desde 2011 reconhece àqueles estudiosos que se sobressaíram por suas atividades de pesquisa científica no âmbito teológico.

Fonte:http://www.acidigital.com/noticias/premio-ratzinger-sera-entregue-pela-primeira-vez-para-uma-mulher-24506/

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.