Prefeitura para Assuntos Econômicos da Santa Sé apresenta novo regulamento

O site de notícias Gaudium Press divulgou nesta terça-feira (18 de dezembro de 2012) que os Prefeitos dos Dicastérios da Santa Sé tiveram uma reunião com o Secretário de Estado, Cardeal Tarcísio Bertone, para decidirem sobre o novo regulamento da Prefeitura para assuntos econômicos da Santa Sé, que foi promulgado em fevereiro de 2012.

Segundo a Prefeitura para Assuntos Econômicos da Santa Sé, este “é um Dicastério que trabalha na inspeção e programação econômica, bem como na fiscalização e controle das Administrações da Santa Sé ou de órgãos que a ela pertençam, seja qual for a autonomia que possuam”

A Prefeitura para Assuntos Econômicos da Santa Sé, instituição criada pelo Papa Paulo VI, “é um Dicastério que trabalha na inspeção e programação econômica, bem como na fiscalização e controle das Administrações da Santa Sé ou de órgãos que a ela pertençam, seja qual for a autonomia que possuam”, o que confirma a proposta estabelecida no artigo nº 1 do novo regulamento, dirigindo-se à origem missionária. No momento, a Prefeitura está autorizada a “tomar conhecimento e controlar todas as atividades econômicas ligadas ao patrimônio da Santa Sé” com “autoridade segundo os critérios de método e de mérito” e as diretrizes a serem observadas, de acordo com a Secretaria de Estado.

“A transparência necessária das atividades econômicas e financeiras da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano” exige um empenho “sempre mais incisivo e conjunto com a honestidade” e requer “obediência às normas internacionais de controle financeiro que estão se cumprindo de forma gradual, como foi publicamente reconhecido em nível europeu”.

A apresentação das diretrizes da Prefeitura estabelecidas pelo novo regulamento será realizada na próxima quinta-feira, e contará com a presença do Cardeal Giuseppe Versaldi, Prefeito da prefeitura para Assuntos Econômicos da Santa Sé, Dom Lucio Angel Vallejo Bada, secretário da Prefeitura para Assuntos Econômicos da Santa Sé e Stefano Fralleoni, contador geral.

Você poderá encontrar o texto completo do novo regulamento da Prefeitura disponível no site do Vaticano: www.vatican.va/roman_curia/uffici/prefettura/documents/rc_pref_20110222_regolamento_it.html

Fonte: http://gaudiumpress.org/content/42772-Vaticano-apresenta-o-novo-regulamento-da-Prefeitura-para-Assuntos-Economicos-da-Santa-Se

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.