Por que pertencem os sacramentos à Igreja? Por que não os podemos utilizar como desejarmos?


sacraments1Os Sacramentos são dons de Cristo à Sua Igreja. É sua missão celebrá-los em favor do Povo de Deus e preservá-los de atitudes abusivas. [1117-1119; 1131]

Jesus confiou as Suas palavras e os Seus sinais a pessoas concretas, nomeadamente aos Apóstolos, para ao transmitir; não as entregou a uma massa anônima. Não os pôs à disposição da liberdade de qualquer um, mas reservou a sua gestão a um grupo específico.

Leia também: Os sacramentos no Catecismo da Igreja

Sete sacramentos, por quê?

Que papel têm os sacramentos na vida da Igreja?

Por que precisamos da fé e dos sacramentos para viver bem e autenticamente?

ossetesacramentosOs sacramentos são para a Igreja e existem “através” da Igreja. Eles existem para ela porque o “corpo de Cristo”, que é a Igreja, precisa ser constituído, alimentado e aperfeiçoado. Eles existem “através” da Igreja pois os sacramento são as forças do “corpo de Cristo”, como, por exemplo, na Confissão, em que Cristo, “através” do Sacerdote, nos perdoa os pecados.

Fonte: YOUCAT

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.