Pode a Igreja alterar ou renovar a Liturgia?

biblepageturningdmExistem partes da Liturgia que podem ser alteradas, outras não. Inalterável é tudo o que tem origem divina, como as palavras de Jesus na Última Ceia. A par disso, há partes alteráveis que a Igreja, por vezes, tem de mudar; como o mistério de Cristo deve ser anunciado, celebrado e vivido em todos os tempos e lugares, a Liturgia tem de corresponder ao espírito e à cultura de cada povo. [1200-1209]

paraentenderecelebraraliturgiaLeia também: O que é a Liturgia?

O que é essencial na Liturgia?

Jesus atingiu o ser humano na sua totalidade: espírito e inteligência, coração e vontade. O mesmo quer Ele fazer na Liturgia. Por isso, ela assume traços e rostos diferentes na África, na América, na Ásia, na Oceania e na Europa, num lar de terceira idade e nas Jornadas Mundiais da Juventude, nas comunidades paroquiais e nos mosteiros. Porém, deve ficar claro que ela é o único “serviço divino” da Igreja total e universal.

Ouça também: Como surgiu a Liturgia?

Algumas dúvidas sobre liturgia

Fonte: YOUCAT

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.