Pesquisa mostra que pensar em Deus reduz a ansiedade e a dor

Pensamento em Deus

Ohio (Quarta-feira, 11-04-2012, Gaudium Press) Uma pesquisa realizada pela Bowling Green State University de Ohio (EUA) mostra que as pessoas que praticam a meditação espiritual, estão mais propícias a ter o nível de ansiedade diminuido além de suportar melhor a dor. Os cientistas pesquisadores chegaram a esta conclusão após fazer uma experiência com estudantes voluntários que foram reunidos em três grupos de meditação.

No primeiro grupo, os participantes deviam se concentrar e repetir frases como estas: “Deus é amor”, “Deus é paz”, entre outras. Para o segundo grupo foram escolhidos pensamentos do gênero “Sou feliz” e “Estou contente”. Quanto ao terceiro grupo, os voluntários tinham simplesmente que relaxar.

Todos os participantes da experiência praticaram esses exercícios vinte minutos por dia, durante duas semanas, enquanto os pesquisadores usavam técnicas psicológicas para avaliar o estado de ânimo de cada um deles.

Além disso, os pesquisadores testaram a resistência dos participantes à dor, medindo por quanto tempo eles conseguiam manter as mãos em um recipiente com água a 2 graus.

Os voluntários do primeiro grupo revelaram menor nível de ansiedade e foram capazes de suportar a água gelada durante um tempo duas vezes mais longo que os do segundo e do terceiro.

Segundo a diretora responsável pela experiência, Amy Wachholtz, “é possível que exista algo único e inerente à prática da meditação espiritual que não pode ser obtido por meio da meditação secular ou do simples relaxamento”.

Fonte: Gaudium Press

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.