Pecado original? O que temos nós a ver com a “queda” de Adão e Eva?

Paraiso-Adão-e-EvaO pecado é, em sentido próprio, uma culpa de responsabilidade pessoal. A expressão “pecado original” refere, portanto, não o pecado pessoal, mas o estado nocivo da humanidade em que nasce o indivíduo, antes mesmo de, por livre vontade, ele pecar. [388-389, 402-404]

Acerca do pecado original, diz Bento XVI que se deve compreender <<que todos carregamos dentro de nós um gota do veneno daquela forma de pensar que nos é ilustrada nas imagens do Livro do Gênesis. […] O ser humano não confia em Deus. Seduzido pecado_original__3dpelas palavras da serpente, levanta a suspeita de que Deus é um adversário que […] restringe a nossa liberdade, e de que só seremos verdadeiramente humanos quando pusermos Deus de parte. […] O ser humano não quer receber de Deus a existência e a plenitude da sua vida. […] E, à medida que o faz, confia na mentira em vez da verdade e precipita a sua vida no vazio, na morte.>> (08.12.2005)

Fonte: YOUCAT

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.