Patriarca da Igreja grego-católica na Síria alerta: Fornecimento de armas do estrangeiro é grande ameaça

ppsiria040913O site ACI/Europa Press informou nesta quinta-feira (05/09/13) que o Patriarca da Igreja grego-católica melquita na Síria, Gregorios III condenou energicamente o “destrutivo” uso das armas químicas embora haja assegurado que o apoio militar armado, incluídos os serviços de inteligência, procedentes de fora do país continua sendo a ameaça mais grave.

Em declarações à Ajuda à Igreja que Sofre o Patriarca Gregorios III assegurou que as mortes, os refugiados e deslocados e a destruição da infraestrutura no seu país se devem diretamente aos efetivos militares que estão sendo enviados do estrangeiro desde o começo da insurreição contra o presidente da Síria, Bashar Al Assad, em março de 2011.

Gregorios III afirmou que “Durante os últimos dois anos e meio, os países orientais e ocidentais não deixaram de enviar armas, dinheiro, peritos militares, agentes do serviço secreto e bandos armados fundamentalistas salafistas e delinquentes”.

Estas, conforme precisou, têm caído sobre a Síria como “um novo dilúvio destrutivo, mais perigoso inclusive que as destruidoras armas químicas” cujo uso na Síria rechaça “rotundamente”. Precisamente, apontou que as armas e seu impacto causaram a morte de 100 mil sírios, o deslocamento de milhões de pessoas e a destruição de milhares de povos.

Por isso, o Patriarca reiterou sua oposição à intervenção militar do Ocidente e sublinhou a necessidade de estabelecer conversações de paz e ressaltou que “frente aos chamados às armas, ataques e intervenções militares, alegra-nos escutar chamados de todo o mundo com o objetivo de criar um ambiente de reconciliação, de diálogo, de solidariedade humanitária, de esperança, de perdão e finalmente de paz”.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=25990

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.