Participação do Papa Francisco nas cerimônias de Semana Santa

viewO site Gaudium Press (26 de março de 2013) informou a agenda de compromissos do Papa Francisco na Semana Santa.

Confira:

Quinta-feira Santa

Na Quinta-feira Santa, ele celebrará, às 9h30 horas da manhã, a Missa do Crisma, na Basílica de São Pedro, com a participação de cardeais, patriarcas, arcebispos, bispos e padres de Roma.

É durante esta missa que os óleos serão abençoados,ungidos os Santos Óleos, sacramental que será usado durante todo o ano na administração dos sacramentos do Batismo, Crisma, Ordem e Unção dos Enfermos.

Pela tarde às 17h30, começa o Tríduo Pascal com a Missa da Ceia do Senhor que comemora a primeira Missa da história: a Última Ceia.

O Papa celebrara a missa da Ceia do Senhor na Casa de Detenção para Menores “Casal del Marmo”. Ele realizará ali a cerimônia de lava pés, quando lavará e osculará os pés de 12 prisioneiros. Este mesmo presídio já foi visitado por Bento XVI em anos anteriores.

Sexta-feira Santa

Na sexta-feira Santa, às cinco da tarde, o Papa Francisco celebrará a Paixão do Senhor, na Basílica de São Pedro, quando haverá a adoração do Santo Lenho.

À noite, às 21h15 horas, O Santo Padre desloca-se até o Coliseu. Ali ele deverá presidir a Via Crucis, (Via Sacra) ou seja, a meditação de 14 estações que lembram momentos da Paixão de Nosso Senhor. A primeira delas é a “Condenação de Jesus por Pilatos” e as demais prosseguem até oa morte e sepultamento de do Salvador.

Neste ano, as meditações para cada uma das estações foram elaboradas por dois jovens libaneses que contaram com ajuda do Cardeal Bechara Boutros Raï.

Sábado Santo

No sábado às 20h30 horas, na Basílica de São Pedro, o Papa Francisco entrara em procissão com a igreja inteiramente às escuras. Na ocasião ele deverá portar a única fonte de luz lá presente: o Círio Pascal. Dentro da penumbra o Papa deverá dirigir-se para o altar, anunciando e mostrando a todos o “Lumem Christi” (Luz de Cristo) e dará início à celebração da Vigília da Páscoa.

Domingo

Na manhã de domingo, às 10:15 horas, haverá a ultima cerimônia da celebração pascal com a presença do Pontífice. No final dela será dada a tradicional bênção “Urbi et Orbi”, (Para a Cidade e para o Mundo), a segunda do Papa Francisco.

Ainda no Domingo haverá a oração mariana do Ângelus, já agora com as alegrias da Páscoa: “Rainha dos céus, alegrai-Vos, Aleluia!”.

Fonte: http://www.gaudiumpress.org/content/45213-Semana-Santa–participacao-do-Papa-Francisco-nas-cerimonias#ixzz2OfxM96DB

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.