Parisinos respondem com vigília de oração à peça de teatro blasfema “Gólgota Picnic”

PARIS, 28 Nov. 11 / 11:48 am (ACI/EWTN Noticias) O Arcebispo de Paris, Cardeal André Vingt-Trois, convocou uma vigília de oração em reparação pela estréia da peça de teatro blasfema “Gólgota Picnic” que faz um grotesco escárnio da crucificação com cenas sexuais explícitas e insultos diretos a Cristo.

A obra blasfema, escrita pelo argentino-espanhol Rodrigo García, causou polêmica durante sua estréia em Madrid (Espanha) onde foi financiada com recursos públicos do Centro Dramático Nacional da Espanha. Em Paris sua estréia está prevista para o dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Concepção da Virgem Maria, uma das festas mais importantes da Igreja Católica.

Durante sua estréia em Madrid muitos dos espectadores da estréia abandonaram o teatro em plena encenação devido à exibição de nudez total, a crucificação de uma mulher “estigmatizada” e a masturbação de uma atriz.

Perante o anúncio da estréia da obra no Teatro Rond Point de Paris, o Cardeal Vingt-Trois, que é também Presidente da Conferência Episcopal Francesa, convocou para o dia 8 de dezembro a partir de 8:00 p.m. (hora local) “uma vigília de oração em Nossa Senhora de Paris (Notre Dame), no curso da qual serão propostas uma meditação da Paixão de Cristo e a veneração da Santa coroa de espinhos”.

Além disso, os bispos franceses, através de um comunicado assinado por seu porta-voz Dom Bernard Podvin, assinalaram que embora a liberdade de expressão deva ser respeitada como “algo sagrado” então “também deve respeitar o que é sagrado!”

O texto assinala que nenhuma instituição européia deveria financiar “uma produção que denigra uma religião” e acrescenta que “muitos cidadãos não-cristãos compartilham nossa cólera. Se você for dessa opinião, não devemos ficar impassíveis. Liguem para os funcionários eleitos”.

“Digam-lhes que isto é inaceitável e indigno de uma democracia. Em novembro de 2009, a União Européia reiterou seu firme compromisso para com a promoção e a proteção da liberdade religiosa. Os cristãos estão ativos na cidade e solidários com muitas causas. Que eles sejam respeitados também!”, conclui o texto

Um grupo de católicos através de blogs franceses animaram os fiéis em Paris a deixar durante todo o 8 de dezembro uma rosa branca diante do Teatro Rond Point até uma hora antes da estréia para que os encarregados da obra compreendam “a dor dos cristãos e façam um chamado ao respeito mútuo”.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.