Papa recebe homenagens no dia de São Jorge, seu onomástico

onomO site Gaudium Press informou nesta terça-feira (23/04/13)  que o Papa Francisco sendo hoje o dia de São Jorge, celebrou a Santa Missa pela manhã na Capela Paulina.

Participaram da celebração todos os Cardeais que estavam hoje em Roma.

O Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, estava presente na cerimônia e o discurso de saudação ao Papa, feito em nome do Colégio Cardinalício, foi lido pelo Cardeal-decano, Angelo Sodano.

Segundo informações da Radio Vaticano, em sua homilia, o Papa Francisco lembrou que a identidade cristã não é uma carteira de identidade, mas uma pertença à Igreja. “É uma dicotomia absurda querer amar Jesus sem a Igreja: identidade significa pertença”. Improvisando, o Papa prosseguiu afirmando que “se não formos cordeiros de Jesus, nossa fé não terá substância”.


Em seguida, invocou o “fervor apostólico”, recordando que é sempre necessário pensar na missionariedade da Igreja, na mãe Igreja que cresce com novos filhos. A este respeito, disse que o a vida cristã e a vida da Igreja caminham sempre das “perseguições do mundo às consolações do Senhor”.

“Se quisermos proceder no caminho da mundanidade, negociando com o mundo como os Macabeus queriam fazer, jamais teremos a consolação do Senhor. Claro, se quisermos apenas a consolação, será superficial, e não a do Senhor”.

Ao descobrir a sua dimensão missionária, a primeira comunidade cristã conheceu a perseguição, mas também a alegria. “A Igreja, assim, é mais Mãe; Mãe de muitos filhos. Torna-se cada vez Mãe, Mãe que nos dá a fé, Mãe que nos dá a identidade”.

Fonte:

http://www.gaudiumpress.org/content/46052-No-dia-de-seu-Onomatico-Papa-recebe-homenagens-e-celebra-na-Capela-Paulina–no-Vaticano#ixzz2RI5l3ejw

http://pt.radiovaticana.va/news/2013/04/23/francisco:_a_igreja_%C3%A9_m%C3%A3e_de_todos,_cada_vez_mais/bra-685557

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.