Papa nomeia novo Arcebispo para Arquidiocese de Campinas

Campinas (15-02-2012, Gaudium Press) Dom Airton José dos Santos foi no dia 15, pelo Papa Bento XVI como o novo Arcebispo de Campinas. O prelado administrava a Arquidiocese de Mogi das Cruzes e agora é o 7º Bispo e 5º Arcebispo da Arquidiocese de Campinas.

Vacante desde o falecimento de Dom Bruno Gamberini, em 28 de agosto de 2011, a Arquidiocese de Campinas estava sendo administrada pelo Monsenhor João Luiz Fávero.

Segundo o Código de Direito canônico (Cân. 382, § 2), a partir da nomeação o Bispo Diocesano tem o prazo de dois meses, após receber os documentos apostólicos, para tomar posse de sua Diocese.

A data da Solenidade de Posse de Dom Airton José ainda não foi anunciada.
Nascido em 25 de junho de 1956 na cidade mineira de Bom Repouso, Dom Airton José dos Santos foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1985 e Bispo em 2 de março de 2002, em São Bernardo do Campo, SP.

Concluiu seus estudos filosóficos nas Faculdades Associadas do Ipiranga (FAI) e teológicos na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, ambas na capital paulista.

Dom Airton foi Bispo auxiliar de Santo André, SP, Secretário do Regional Sul 1 da CNBB e Membro da Comissão Episcopal para os Tribunais Eclesiásticos de Segunda Instância.

Seu lema Episcopal é Ut faciam Deus, voluntatem tuam” (Hb 10,9), que significa “Para Fazer ó Deus a Tua Vontade”. (EPC)

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.