Papa nomeia bispo auxiliar para o Rio de Janeiro

Quarta-feira, 09 de maio de 2012

Na manhã desta quarta-feira, 05 de maio, o santo padre papa Bento XVI nomeou bispo titular de “Castel Mediano” e auxiliar em São Sebastião do Rio de Janeiro, o padre Roque Costa Souza, acolhendo ao pedido do arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, de poder contar com um bispo auxiliar. Sua ordenação episcopal está marcada para o dia 23 de junho de 2012, às 8h30, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Rio de Janeiro.

Nascido em 1966, o início da caminhada vocacional do padre Roque Costa Souza se deu na sua paróquia de origem, em Santo Cristo dos Milagres quando entrou para o Seminário São José com apenas 10 anos de idade. Em 1985, passou a frequentar a Pastoral Vocacional da Arquidiocese, iniciando a caminhada vocacional no Seminário São José, no Grupo de Vocações Adultas (GVA). Participou de encontros vocacionais de algumas congregações e, em 1988, iniciou os estudos filosóficos, também, no Seminário São José.

Em 2002, quando era pároco da Igreja São João Batista e Nossa Senhora das Graças, em Realengo (RJ), foi chamado para o serviço de assistência militar, como capelão da Policia Militar. Após prestar concurso abraçou a função e, posteriormente, atendendo ao apelo do capelão da Marinha, padre Ubiratan, ingressou no pastoreio militar, com o argumento da necessidade da presença da Igreja junto à família militar.

Desde 2011, o Seminário Arquidiocesano São José, no Rio de Janeiro, está sob sua reitoria e, desde 2005, está na direção da Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, onde desempenha outras funções ministeriais, quer no governo da arquidiocese, como capelão militar, ou na assistência espiritual de associações religiosas ligadas à família e ao carisma mariano.

Fonte: CNBB

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.