Papa Francisco tomará posse da Cátedra Romana no Domingo da Misericórdia

viewO site Gaudium Press informou nesta quinta-feira (04 de abril de 2013) que no próximo 7 de abril, Domingo da Misericórdia, Papa Francisco tomará posse da Cátedra Romana. Este acontecimento está marcado para acontecer às 17h20, no horário de Roma, durante a celebração eucarística celebrada pelo Santo Padra a Basílica de São João de Latrão.

A tomada de posse é de grande significado para a Igreja diocesana da Cidade Eterna, uma vez que o Santo Padre é sua cabeça, guia e pastor. Até o momento o encarregado de dirigir a Diocese de Roma, enquanto o Papa Francisco não tomou posse dela, é o Cardeal Agostino Vallini, Vigário do Papa.

Dada a importância desta posse, o Papa Emérito Bento XVI, nesta mesma ocasião, em 7 de maio de 2007,explicou o que assumir a Cátedra Romana:

“O Bispo de Roma senta-se em sua Cátedra para dar testemunho de Cristo. Assim, a Cátedra é o símbolo do ‘potestas docendi’ (poder docente), o poder de ensinar, parte essencial do mandato de atar e desatar, conferido pelo Senhor a Pedro e, depois dele, os Doze”.

E, completou: “Aquele que seja titular do Ministério Petrino deve ter consciência de que é homem frágil e débil, como são frágeis e débeis suas forças, e necessita constantemente purificação e conversão. Porém deve ter também consciência de que do Senhor lhe vem a força para confirmar a seus irmãos na fé e mantê-los unidos na confissão de Cristo Crucificado e ressuscitado”.

Após assumir a Cátedra da Diocese de Roma, espera-se que o Pontífice também tome posse das Basílicas Papais de Santa Maria maior e São Paulo Fora dos Muros, eventos cujas datas não foram ainda confirmadas.

Fonte: http://www.gaudiumpress.org/content/45459-O-Papa-Francisco-tomara-posse-da-Catedra-Romana-no-Domingo-da-Misericordia#ixzz2PW6Pg0BC

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.