Papa Francisco se reúne com os responsáveis pelos dicastérios do Vaticano

francisco_4_septiembreACI/EWTN Noticias (10/09/13) informou que o Papa Francisco convocou hoje, na Sala Bolonha do Palácio Apostólico, uma reunião privada com todos os chefes de dicastério da Cúria Romana junto com o Presidente do Governatorato do Estado Vaticano, Cardeal Giusseppe Betello, e o Vigário Geral da diocese de Roma, Cardeal Agostino Vallini.

Segundo o diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, com esta reunião “o Papa deseja escutar as considerações e os conselhos dos mais altos cargos na Santa Sé e de seus principais colaboradores”.

As conversações tiveram caráter consultor e nelas o Santo Padre escutou uma pequena intervenção individual de parte dos chefes de dicastério. O Secretário do Colégio Cardenalício, o Arcebispo Lorenzo Baldisseri, atuou como moderador, e o encontro durou aproximadamente três horas.

Pe. Lombardi acrescentou que a iniciativa “se insere naturalmente no contexto da implementação das sugestões apresentadas pelos Cardeais durante as Congregações de preparação para o Conclave e na reflexão do Santo Padre sobre o governo da Igreja, que terá logo outro momento importante com a reunião do grupo de oito cardeais no início de outubro”.

O porta-voz do Vaticano insistiu em que as conversações “não constavam de um tema de operação em particular ou específico”, e disse também que “o Santo Padre estabeleceu esta relação pessoal direta e intensa com todos os chefes de dicastério e quer consultá-los. Isto faz parte de sua linha operatória”.

Por outro lado, o Pe. Lombardi destacou aos jornalistas que estas reuniões “não têm como objetivo” uma revisão da Constituição Apostólica Pastor Bonus, sobre a qual, o Papa Francisco expressou em meados de abril seus desejos de executar uma revisão referida à Cúria Vaticano.

O site de notícias ainda afirmou que ao longo de seu Pontificado o Papa Francisco encontrou-se pessoalmente com todos os chefes de dicastério e manteve amplas conversações com alguns deles. A poucos dias de que se cumpra seu sexto mês como sucessor na Sé de Pedro, esta é a primeira vez que convoca todas as autoridades vaticanas em uma mesma reunião.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=26015

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.