Papa Francisco: Façamos com que os jovens “virtualizados” aterrissem no mundo real

O site ACI Digital informou (15/05/2018) que durante um encontro com representantes da Diocese de Roma, o Papa Francisco advertiu que atualmente muitos jovens vivem “virtualizados” e é necessário fazê-los aterrissar no mundo real para que tenham o “contato humano”.

O evento foi realizado na manhã de segunda-feira na Basílica de São João de Latrão, a Catedral da Cidade Eterna.

Ao responder uma das perguntas do encontro no qual participaram os bispos auxiliares de Roma, sacerdotes, religiosas e leigos, o Santo Padre disse que os jovens enfrentem atualmente uma série de problemas, como o fato de que “são um alvo fácil para a alienação”.

Junto com o Vigário da Diocese de Roma, Dom Angelo Donati, o Pontífice manifestou que uma das suas preocupações com relação aos jovens é que apenas “se comuniquem e vivam no mundo virtual. Eles não têm os pés no chão”.

O Santo Padre recordou que, há alguns dias, participou de um evento de Schola Ocurrentes com a participação de aproximadamente 50 jovens da Colômbia, Argentina, Moçambique, Brasil e Paraguai.

“Quando eu cheguei fizeram barulho e me aproximei para saudá-los. Poucos me deram as mãos, a maioria estava com o celular e pedia uma foto, uma selfie. Esta é a realidade deles. Esse é o seu mundo real, não o contato humano. Isso é grave. São jovens virtualizados”, disse o Papa.

Francisco disse que “o mundo das comunicações virtuais é uma coisa boa, mas quando se torna alienante, (os jovens) se esquecem de dar a mão”.

O Pontífice destacou que uma das tarefas agora é “fazer com que os jovens aterrissem no mundo real, no concreto”.

“Se você vive no mundo virtual, perde as raízes, é necessário redescobri-las no diálogo com os velhos, os idosos, porque nos pais as raízes não são muito firmes”. “Um dos problemas, na minha opinião, é que tiraram as suas raízes. Eles devem redescobrir as raízes sem andar para trás, devem andar para frente”.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-facamos-com-que-os-jovens-virtualizados-aterrissem-no-mundo-real-78980

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.