Papa Francisco: É tarefa do Sucessor de Pedro assegurar bons bispos para a Igreja

Segundo o ACI Digital (10/10/2017), ao receber na segunda-feira, 9 de outubro, os Patriarcas e Arcebispos Maiores que participam da Assembleia Plenária da Congregação para as Igrejas Orientais, o Papa Francisco afirmou que uma das tarefas do Sucessor de Pedro é “garantir bons bispos” para o mundo.

“Entre as tarefas do Sucessor de Pedro, assim como aconteceu na eleição do apóstolo Matias, está a de garantir bons bispos às Igrejas particulares espalhadas em todo o mundo”.

“Para vocês e para os seus Sínodos, peço-lhes que colaborem neste importante serviço a fim de encontrar homens preparados para este ministério”, exortou o Santo Padre.

Assim indicou o Pontífice durante a sua saudação aos participantes da assembleia que está sendo realizada do dia 9 a 12 de outubro, por ocasião do centenário da instituição da Congregação para as Igrejas Orientais.

“Estou feliz por estar com vocês, Padres e Chefes das Igrejas Católicas Orientais, para compartilhar as alegrias e as dores dos fiéis confiados aos seus cuidados pastorais”, disse Francisco.

“O pedido por todas as Igrejas também se manifesta através da comunhão hierárquica com o Bispo de Roma, sucessor de São Pedro”, continuou.

“Ser Bispo de Roma é o fundamento do ministério de Pedro, que é um serviço de presidir a caridade e na caridade”.

O Pontífice disse que está convencido de que “deve ser promovido e valorizado na Igreja o nexo que une a colegialidade e o primado de Pedro, a fim de exercer uma ‘primazia diaconal’, o Servus Servorum Dei” (Servo dos Servos de Deus).

Em seguida, o diálogo continuou de maneira privada. Segundo algumas fontes citadas por ACI Stampa – agência italiana do Grupo ACI – o Papa falou das igrejas orientais como “igrejas mártires” e pediu-lhes que continuassem realizando o seu serviço.

O Santo Padre também teria recebido um convite para visitar a Ucrânia.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-e-tarefa-do-sucessor-de-pedro-assegurar-bons-bispos-para-a-igreja-86121/

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.