Papa Francisco anuncia 19 novos Cardeais, entre eles, Dom Orani Tempesta do Rio de Janeiro

arcebispoO site ACI/EWTN Noticias informou neste domingo (12-10-14), que o Papa Francisco anunciou no final da oração do Ângelus, diante da multidão de fiéis e peregrinos congregados na Praça de São Pedro, a criação de 19 novos Cardeais no dia 22 de fevereiro deste ano.

Os novos Cardeais pertencem a 12 nações diferentes de todo o mundo. Anteriormente, nos dias 20 e 21 de fevereiro, o Santo Padre sustentará um consistório junto a todos os cardeais, para refletir sobre a família.

Os novos Cardeais, que serão criados em 22 de fevereiro são o Secretário de estado do Vaticano, Dom Pietro Parolin; o Secretário do Sínodo dos Bispos, Dom Lorenzo Baldisseri (ex-Núncio Apostólico para o Brasil); o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Dom Gerhard Müller e o Prefeito da Congregação para o Clero, Dom Beniamino Stella.

Também serão criados Cardeais o Arcebispo de Westminster (Reino Unidos), Dom Vincent Nichols; o Arcebispo de Managua (Nicarágua), Dom Leopoldo José Brenes Solórzano; o Arcebispo de Québec (Canadá), Dom Gérald Cyprien Lacroix; o Arcebispo de Abidjan (Costa do Marfim), Dom Jean-Pierre Kutwa e o Arcebispo de Rio do Janeiro, Dom Orani João Tempesta.

Francisco criará Cardeal também seu sucessor na Arquidiocese de Buenos Aires (Argentina), Dom Mario Aurelio Poli; o Arcebispo da Perugia-Città della Pieve (Itália), Dom Gualtiero Bassetti; o Arcebispo de Seul (Coreia), Dom Andrew Yeom Soo Jung; o Arcebispo do Santiago de Chile (Chile), Dom Ricardo Ezzati Andrello; o Arcebispo de Ouagadougou (Burkina Faso). Dom Philippe Nakellentuba Ouédraogo; o Arcebispo de Cotabato (Filipinas), Dom Orlando B. Quevedo e o Bispo de Cavez (Haiti), Dom Chibly Langlois.

Entre os novos Cardeais se encontram três Arcebispos eméritos, que são Dom Loris Francesco Capovilla, Dom Fernando Sebastián Aguilar e Dom Kelvin Edward Felix.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=26544

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.