Papa dedicará próximo Dia Mundial da Paz aos jovens

Escolhe como tema “Educar os jovens na justiça e na paz”

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 19 de maio de 2011 (ZENIT.org) – O Papa Bento XVI escolheu, para o próximo Dia Mundial da Paz, que será comemorado em 1º de janeiro de 2012, o tema “Educar os jovens na justiça e na paz”.

A Santa Sé divulgou a notícia hoje, através de um comunicado, no qual afirma que este tema remete a “uma questão urgente no mundo de hoje: escutar e valorizar as novas gerações na realização do bem comum e na afirmação de uma ordem social justa e pacífica, na qual possam ser expressos e realizados plenamente os direitos e as liberdades fundamentais do ser humano”.

O tema da “emergência educativa” foi apresentado em muitas ocasiões pelo Papa Bento XVI.

Segundo o comunicado vaticano, “é um dever das atuais gerações colocar as futuras nas condições de expressar livre e responsavelmente a urgência de um mundo novo.”

Os responsáveis públicos “são chamados a operar de modo que instituições, leis e ambientes sociais sejam permeados por uma humanidade capaz de oferecer às novas gerações oportunidade de realização pessoal e profissional. E que assim seja possível construir a civilização do amor fraterno, coerente com as mais profundas exigências de verdade, liberdade, amor e justiça para todos os seres”.

Os jovens “deverão ser operadores de justiça e de paz em um mundo complexo e globalizado. Isso tona necessária uma nova ‘aliança pedagógica’ de todos os sujeitos responsáveis”.

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.