Papa celebra missa para jardineiros e garis do Vaticano

1_0_676038Nesta sexta-feira (22 de março de 2013), na capela da Casa Santa Marta, o Papa Francisco celebrou uma missa com a participação dos jardineiros e garis que trabalham no Vaticano. Estes demonstraram grande surpresa e alegria ao receberem o convite do Santo Padre.

Segundo a Rádio Vaticano, o responsável pelo trabalho dos jardins e da limpeza pública do Vaticano, Luciano Cecchetti expressou: “somos invisíveis”, ao se referir ao seu ofício;acrescentando que trabalham todos os dias para manter limpa a Praça de São Pedro e cuidam das plantas que compõe o belo jardim do pequeno Estado.

Luciano Cecchetti relata que: “Encontrar-se diante do Santo Padre, numa missa para nós, é uma coisa que não acontece todos os dias. Olhei algumas vezes e via a expressão facial dos funcionários: saímos todos comovidos. Foi uma missa realmente muito simples, em contato direto com quem há poucos dias foi eleito Pontífice. E nós lhe expressamos o nosso reconhecido agradecimento… especialmente quando nos cumprimentou no final: fomos apresentados um a um e para cada um de nós dirigiu uma palavra. O que disse a todos nós foi: ‘Rezem por mim’. Muitos funcionários, sendo jardineiros, pediram-lhe que visitasse os jardins junto com eles: ele deu seu assentimento fazendo um aceno com a cabeça. Não nos disse não…”

Na homilia sem texto – referiu o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi –, o Papa deteve-se sobre a passagem do Evangelho do dia, que fala das pedras que os judeus pegaram para lapidar Jesus. “Se nós temos o coração fechado – disse o Papa Francisco –, se temos o coração de pedra, as pedras chegam às nossas mãos e estamos prontos a lançá-las”, por isso é preciso abrir o coração ao amor.

Ao término da missa, o Pontífice sentou-se num dos bancos em meio aos fiéis, numa das últimas filas, para um momento de oração pessoal.

Fonte: http://pt.radiovaticana.va/news/2013/03/22/papa_celebra_missa_para_jardineiros_e_garis_do_vaticano:_%C3%A9_precis/bra-676038

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.