Papa: católicos e judeus devem defender dignidade juntos

Audiência do Papa com delegação de “B”

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 12 de maio de 2011 (ZENIT.org) – Bento XVI disse hoje que judeus e católicos podem colaborar muito mais do que em mera ação social, pois partilham uma visão da pessoa e da sua dignidade dadas por Deus. Esta foi sua reflexão ao receber hoje, em audiência, uma delegação da B’nai B’rith International, associação judaica mundial de ação social, que está envolvida no diálogo entre católicos e judeus.

O Papa se dirigiu aos membros da organização, valorizando sua “participação ativa” na reunião do International Catholic-Jewish Liaison Committee, realizado em Paris no final de fevereiro.

O encontro de Paris “afirmou o desejo de católicos e judeus de ir juntos ao encontro dos imensos desafios enfrentados por nossas comunidades, em um mundo em rápida mudança e, de forma significativa, do nosso dever religioso compartilhado de combater a pobreza, a injustiça, a discriminação e a negação dos direitos humanos universais”.

No entanto, o entendimento entre judeus e católicos poderia ser ainda muito mais amplo, sugeriu o Papa. “Há muitas maneiras em que os judeus e os cristãos podem trabalhar juntos para melhorar o mundo, de acordo com a vontade do Todo-Poderoso, para o bem da humanidade”, destacou.

Nesse sentido, sublinhou duas questões: a dignidade da pessoa e o papel da religião na sociedade.

Quanto à primeira, disse que “uma das coisas mais importantes que podemos fazer juntos é dar testemunho comum da nossa profunda convicção de que cada homem e mulher é criado à imagem divina e, portanto, tem uma dignidade inviolável”.

“Essa convicção continua sendo a base mais segura de qualquer esforço para defender e promover os direitos inalienáveis ??de cada ser humano.”

Em segundo lugar, destacou a importância, já manifestada em uma reunião em Jerusalém – em março passado, entre as delegações do Grão-Rabinato de Israel e da Comissão da Santa Sé para as Relações Religiosas com o Judaísmo – do papel da religião na sociedade.

É necessário, disse, “promover uma compreensão mais profunda do papel da religião nas nossas sociedades de hoje, como um corretivo rumo a uma visão da pessoa humana e da convivência social puramente horizontal e, em consequência, truncada”.

“A vida e a obra de todos os crentes deveriam oferecer um testemunho constante do transcendente, apontando para as realidades invisíveis que estão acima de nós, e incorporar a convicção de que uma Providência amorosa e compassiva guia o resultado final da história, não importa quão difícil e ameaçador possa parecer às vezes a viagem durante o caminho.”

Finalmente, o Pontífice ressaltou a significativa importância “do que aconteceu nos últimos quarenta anos”, desde a Nostra Aetate.

O atual nível de diálogo entre judeus e católicos, sublinhou o Papa, “deve ser visto como um grande dom do Senhor e como motivo de profunda gratidão Àquele que guia os nossos passos, em sua sabedoria infinita e eterna”.

B’nai B’rith International (que em hebraico significa “Filhos da Aliança”) é a organização judaica de ação social mais antiga que existe atualmente, pois foi fundada em 1843, em Nova York, em auxílio dos judeus que então não tinham pátria própria.

Compartilhe!

    Sobre Prof. Felipe Aquino

    O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
    Adicionar a favoritos link permanente.