Papa Bento XVI nomeia novo Núncio Apostólico para o Brasil

Cidade do Vaticano (10/02/2012, Gaudium Press) – O Papa Bento XVI nomeou nesta sexta-feira para representar a Santa Sé no Brasil, o Núncio Apostólico, Dom Giovanni D’Aniello que, até o momento, ocupava a nunciatura apostólica no Camboja e na Tailândia, além de ser Delegado Apostólico no Laos e Mianmar.

O governo brasileiro já concedeu o “placet” ao novo núncio que é o reconhecimento de seu trabalho como embaixador no país.

Dom Giovanni ocupará o cargo deixado por Dom Lorenzo Baldisseri, que em janeiro, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Secretário da Congregação para os Bispos, com sede no Vaticano. Dom Lorenzo atuou no Brasil desde 2002 e atuou como principal mediador no acordo entre o governo brasileiro e a Santa Sé que estabeleceu o Estado Jurídico da Igreja Católica no país.

Dom Giovanni D’Aniello tem 57 anos e nasceu na cidade italiana de Aversa. Em 8 de dezembro de 1978, foi ordenado sacerdote trabalhando na Diocese de sua cidade natal. Em 6 de janeiro de 2002, recebeu das mãos do Papa João Paulo II sua sagração episcopal. Dom D’Aniello é arcebispo titular de Pesto.

Como representante pontifício nos quatro países asiáticos, o núncio é responsável pelas nomeações episcopais para somente 30 circunscrições eclesiásticas; no Brasil, são 275.

Ao assumir a nunciatura brasileira, terá a missão de providenciar bispos para 14 delas que já estão vacantes e para 16 cujos bispos completam 75 anos em 2012, ou seja, 30 em apenas um ano (LB)

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Adicionar a favoritos link permanente.